Ontem compartilhei no meu Facebook um texto sobre a falácia do miojo. Sim, falácia, pois os argumentos das pessoas que comem esse veneno são falsos. Talvez até tenham esses argumentos por falta de conhecimento dos ingredientes e dou o benefício da dúvida a elas.

Mas está na hora de parar de comer isso Pequenos Gafanhotos e, principalmente, não oferecerem miojo aos Padawans.

a falácia do miojo 01

Certa vez em um jantar na casa de amigos, fizeram esses macarrões instantâneos para as crianças. O Padawan ainda estava na introdução alimentar e passou longe dessa porcaria.

Eu disse que esse alimento é péssimo para saúde, vicia o paladar yada yada yada. A pessoa em questão disse:

HAHAHA, espere só quando seu filho crescer. Certeza que na hora do aperto da fome ele irá comer miojo“.

Meu filho cresceu e adivinhem? Nunca colocou Miojo na boca.

Sabe o que fazemos no aperto da fome? O que tem em casa: arroz, feijão, ovo, banana e tomate (que alias ele ama essa mistura).

Sempre tem uma maneira de fazer a coisa certa.

a falácia do miojo 03

Voltando a falácia do miojo, vou colar o texto que compartilhei sobre isso e convido a todos a mudarem de hábitos. Ok, você gosta e tal, certo? Coma às vezes. Diminua o consumo e não eduque o paladar do seu Padawan a gostar dessa gororoba.

POR QUE VOCÊ COME MIOJO?

  • Porque é econômico

Não é. O custo do miojo, por kg, é maior que o de uma massa de boa qualidade.

  • Porque é prático e rápido

Tão prático quanto cozinhar um capellini e finalizar com um fio de azeite ou manteiga. 3 minutos de cozimento.

  • Porque tem poucas calorias

Não tem. Um pacote de miojo tem mais calorias que um prato de massa de boa qualidade. Mesmo acrescentando um fio de azeite ou meia colher de sopa de manteiga, o valor calórico ainda é menor que o do macarrão instantâneo.

  • Porque é gostoso

Não é. Produtos artificiais viciam o paladar com um sabor forte, que não se encontra nos alimentos naturais. Experimente passar um tempo sem consumir industrializados e temperos prontos, você vai ver como o seu paladar vai se adaptar e esses alimentos se tornarão intragáveis.

barilla-capelline-1 MIOJO COMPARAÇÃO

  • Porque deu vontade

Tá certo. Radicalismos não fazem bem. Se você está com vontade, coma um miojo de vez em quando. 🙂

Mas lembre-se: miojo é um produto altamente processado, cheio de sódio e produtos químicos, como conservantes, espessantes e corantes. Um péssimo hábito, sobretudo para crianças, que ficam com o paladar comprometido e deixam de apreciar os sabores naturais. Um alimento que faz uma promessa falsa de sabor, praticidade e economia, e que, na verdade, não tem qualquer benefício.

Fotos via http://www.shutterstock.com e a autoria do texto que compartilhei no Facebook http://www.apetite.blog.br/