O Trello é uma ferramenta extremamente versátil de organização pessoal ou colaborativa,  que organiza seu projeto em quadros nos quais é facilmente possível visualizar o que está sendo feito no momento, o que cada pessoa está fazendo, e o progresso de alguma atividade em andamento.

Conheça o Trello Review Como usar
Quadro Exemplo com três listas: A Fazer , Fazendo e Feito.

Conceitos:

Esses quadros (boards) são coleções de várias listas (lists),  um quadro pode significar um projeto inteiro, com listas para cada estágio, ou então um ponto de vista do projeto, com listas que terão apenas os cartões interessantes para aquela perspectiva, isso vai depender do objetivo do quadro, que tipo de informação será necessária para quem for usá-lo.

Conheça o Trello Review Como usar
Tarefa Em Andamento com um checklist, um comentário, e uma label verde.

As listas por sua vez são coleções de cartões, agrupando cartões que tem uma certa relação entre si, como a de serem tarefas no mesmo estágio de desenvolvimento (lista de tarefas em andamento, lista de tarefas terminadas), no geral, as listas são ordenadas da esquerda para a direita denotando o progresso do processo.

Conheça o Trello Review Como usar
Setando uma data para o cartão

Os cartões (cards) são a unidade básica dos quadros, pode ser a descrição de um problema, um item de algo a ser feito, um artigo que precisa ser escrito, ou qualquer outra coisa, a troca de um cartão de uma lista para outra é feita para simbolizar o progresso daquele cartão.

Membros podem se adicionar a cartões, iniciar discussões sobre ele, adicionar checklists para aquele cartão (checklists que podem, se notado que necessário, serem convertidas em vários cartões), adicionar datas de previsão para o término daquele cartão, labels com cores indicativas e outras coisas.

Conheça o Trello Review Como usar
Atribuindo um cartão a um membro do quadro

O Trello também dispõe de um aplicativo para iOS para facilitar o uso fora do browser.

Conheça o Trello Review Como usar

Um aplicativo para android está em desenvolvimento, como é possível ver no quadro de desenvolvimento mobile do Trello.

Exemplos:

Criei um quadro de exemplo, com três listas simples, “A Fazer”, para cartões de atividades que precisam ser realizadas, “Fazendo”, para cartões de tarefas sendo realizadas no momento, e Feito, para manter um registro das ultimas atividades realizadas:

Exemplo

Podem ser criados quadros privados, compartilhados apenas com os membros de uma equipe por exemplo, e públicos,  que podem ser visualizados por qualquer um, o quadro que lida com o desenvolvimento do próprio trello é um exemplo de quadro público.

Uservoice

A uservoice desenvolve um software de atendimento ao cliente e usa o Trello para o controle de todas as atividades referentes ao desenvolvimento deste software, detalhes de como eles fazem uso do trello podem ter encontrados aqui: How we use Trello & Google Docs to make UserVoice better every day.

Conclusão:

O Trello é uma ferramenta nova e muito versátil para organização de listas de tarefas que pode chegar até o controle de um complexo fluxo de trabalho, sua simplicidade permite que suas possibilidades de uso sejam muitas, cabendo a quem o usar definir quais os melhores métodos para tirar o máximo proveito dele.

via: Trello

Tenho a péssima mania de postar sem revisar o texto. Se houver algum erro neste post, selecione-o e pressione Shift + Enter ou Clique aqui para me informar. Obrigado!