Nessa época do Natal, é comum as pessoas juntarem os brinquedos antigos dos filhos e darem para a doação. Um ato lindo que deve ser praticado por todos, pois doação sempre é muito benvinda.

Geralmente doamos brinquedos antigos por algumas razões. A principal é que o seu Padawan nem sabe mais que ele existe. E, se ele esta parado um bom tempo, a chance de estar sujo é enorme. Doar um brinquedo sujo não é uma boa ideia. E você, sabe limpar os brinquedos? O que ideal para que eles não estraguem e não provoque uma alergia ao feliz novo dono? Siga esses passos e deixe seus brinquedos antigos como novos:

Doar brinquedos - será que você doa brinquedos um universo de fungos e bactérias
Máquina de lavar pratos para lavar brinquedos. É até uma boa ideia (mas não coloque Crocs, peloamor!)

Usamos o que para limpar os brinquedos?

  • Pano macio, como flanela ou qualquer outro que não solta muitos fiapos;
  • Escova de dente. Claro, pode usar a usada. Mas limpe antes, ok ;)
  • Álcool 70% ou álcool em gel. Mas dê prefência para o líquido, de 70%, pois ele mata praticamente todas as bactérias;
  • Sabão líquido com pH neutro.

Modo de Limpar

Primeiramente, leia a etiqueta (em caso de pelúcia ou bonecos de pano) ou as instruções de limpeza que possiveilmente tem no brinquedo. Elas são importantes e já foram testadas. Se não tem, vamos lá:

  • Plástico, borracha e EVA

Álcool ou pano úmido. Se não tiverem nenhuma peça eletrônica, pode mergulhar na água e dar um belo banho de sabão e esponja. E sempre secar no sol para evitar que apareçam fungos ou outras manchas, danificando o brinquedo.

  • Eletrônicos

Pano seco e escova de dentes. Nunca use água e nem álcool. Sempre retire as pilhas ou baterias antes de iniciar a limpeza. E se não esta usando o brinquedo faz tempo, tire a bateria/piha pois elas podem vazar e danificar o brinquedo.

  • Metal

Limpe com álcool para não enferrujar

  • Madeira

Lembre-se, madeira absorve água! Então o ideal é limpar com um pano seco ou um pouco úmido para evitar que ele inche e/ou mofe.

  • Tecidos e pelúcias

Esses geralmente tem uma etiqueta. Leia e siga as intruções. As mais comuns é lavar à seco ou normalmente na máquina de lavar roupa. E, claro, deixar secando muito bem ao sol.

Bem, é isso. Deixar o brinquedo limpo não só aumenta a vida útil dele como previne doenças ;)

via e via

Tenho a péssima mania de postar sem revisar o texto. Se houver algum erro neste post, selecione-o e pressione Shift + Enter ou Clique aqui para me informar. Obrigado!