Sobrevivi a mais uma férias escolares. Dessa vez foi um pouco hard, pois AMBOS ficaram comigo praticamente o mês todo e, olha, foi uma luta manter a sanidade durante esses 30 dias.

Com o começo das aulas, a rotina escolar volta ao normal (escutei um amém?). E com ela, os deveres de casa diários. Olha, confesso que não sou muito fã do formato das lições de casa e ela precisa mudar urgentemente. Cheguei até em fazer um post sobre isso aqui. Mas antes que ocorram mudanças profundas, precisamos meio que aceitar como elas são praticadas hoje.

Natália Germano, gerente do setor pedagógico do Kumon e tem mais de 15 anos de experiência na área de educação, dá 5 dicas de como incentivar o hábito da lição de casa. Confira depois da imagem.

1. Ajude, mas não faça por ela

Se a criança apresentar dificuldades durante a tarefa de casa, os pais devem tentar entender o motivo para conseguir ajudar. Mas, o ideal é não fazê-las por ela.

Os pais podem auxiliar checando no livro/apostila se tem alguma informação que pode ser utilizada, tomar por base as lições anteriores, e até mesmo ajudar a entender melhor o enunciado da questão. Mostre como analisar o conteúdo, mas deixe-o tirar suas conclusões. Se for preciso, aponte o erro, mas não corrija para ele; faça uma comparação com um exercício semelhante, mostre um exemplo.

Outro caminho é compartilhar com a escola a dificuldade da criança para juntos, definirem a melhor solução. Além disso, é bem importante estarmos atentos aos sentimentos da criança, pois ansiedade, frustração e medo em relação às tarefas escolares muitas vezes podem resultar em um baixo desempenho.

2. Ajude a pensar e estimule a autonomia

Se surgirem dúvidas sobre os deveres de casa, procure ajudar, mas sem dar a resposta. Perceba onde estão os problemas e tente encontrar uma solução conjunta. Isso é importante para trabalhar a autonomia e a resolução de desafios.

3. Crie hábitos nas crianças para que entendam a importância da tarefa como uma extensão do que é aprendido em sala de aula e não um “fardo”

Criar o hábito saudável de estudar um pouco todos os dias traz muitos benefícios, pois não se perde o ritmo dos estudos. “Pode parecer difícil convencer a criança sobre a importância do estudo diário, mas é um investimento que ela só compreenderá no futuro”, diz Natália.

Com o estudo todos os dias, ela aprende a ter responsabilidade, mantém a memória ativa, a persistir e a buscar seus sonhos, além de ajudar no ritmo do retorno às aulas. “No Kumon, incentivamos que o aluno estude, no mínimo, 30 minutos por dia, em casa, para que possa adquirir o hábito de estudar sempre, completa Natália.

4. Elogie e ressalte os pontos fortes ao final de cada tarefa

O incentivo, os elogios e o acompanhamento da criança são importantes para que ela se mantenha motivada e queira continuar as atividades.

5. Respeite o ritmo da criança

Cada pessoa tem um ritmo próprio de aprendizado e desenvolvimento. Por isso, é muito importante não comparar o desempenho das crianças. Pressioná-las excessivamente ou proibi-las de brincar e se divertir também não serão medidas eficazes.

No curso de Português do Kumon, os alunos são motivados à interpretação de textos, por meio da leitura e escrita. Contam com orientação e plano de estudos individualizados, com o objetivo de desenvolver a confiança e o autodidatismo.