Contei um pouco da origem da árvore de Natal nesse post aqui. Resumindo, o primeiro registro foi na Letônia em 1510. E o primeiro cartão de Natal? Sabem quando ele foi enviado?

O cartão de Natal teve origem, claro, para alguém desejar Boas Festas para outra pessoa. Em 1843, Sir Henry Cole, diretor do Museu Britânico de Londres, estava totalmente sem tempo em escrever cartas de Boas Festas para seus familiares e amigos. Isso era um costume da época. Então, ele teve uma ideia: fazer um lindo desenho com as frases Feliz Natal e um Ótimo Ano Novo. Como ele era diretor de um museu e não um pintor, pediu para o seu amigo, John Callcott Horsley, artista plástico, para pintar vários cartões. Cole aprovou e imprimiu 100 desses cartões. Sobrou alguns. O que ele fez? Vendeu. E em 1851 ninguém mais escrevia cartas e, sim, enviava Cartões de Natal.

Confira  primeiro cartão de natal do mundo:

O primeiro cartão de Natal

Uma pena que hoje esse habito está praticamente extinto. Lembro que na casa dos meus pais recebíamos centenas deles e os colocávamos nos galhos da árvore de natal. Hoje enviamos Feliz Natal por email, tweet e pelo Facebook. Ok, a mensagem e a intenção é que vale. Mas um belo cartão de natal chegando pelo correio era bem bacana, não?