Hoje aprendi uma palavra nova: Schadenfreude.

Schadenfreude é um empréstimo linguístico da língua alemã também usado em outras línguas do Ocidente para designar o sentimento de alegria ou satisfação perante o dano ou infortúnio de um terceiro*.

Sabe quando existe alguém que você não gosta e tal e aí você fica sabendo que ele se deu mal? Então, esse sentimento de alegria se chama Schadenfreude.

Schadenfreude

Não considero esse tipo de sentimento muito bom. Se não gostamos de uma pessoa devemos apenas esquecê-la. É isso que irei ensinar para o Padawan. Se você não quer que essa pessoa faça parte da sua vida, ok, o direito é seu e você deve praticar isso. Porém o Schadenfreude é da natureza humana. Por mais que queremos enterrá-lo lá no fundo ele consegue sair feito um zumbi à 7 palmos e um sorrisinho no canto da boca é inevitável.

Existem dois tipos de Schadenfreude, o discreto, onde você não conta para ninguém e curte a sensação solitário, e o público, onde você fala para todos que o cara de ferrou e você esta amando isso!

Por favor, não neguem, tenho certeza que o Schadenfreude discreto todo mundo já praticou ou pratica! Como disse, esse tipo de sentimento faz parte da nossa natureza e não acho vergonha em tê-lo, mesmo não o achando bom. Contraditório, não? Bem, somos seres humanos e não somos simples. Tanto que é da natureza humana que o esporte está aí justamente para saciar essa satisfação! Quando um time perde não amamos isso? ;)

O que é errado é desejar mal para as pessoas ou causar mal a elas. Agora, se o destino é o causador desse mal e, claro, depende o tipo de mal, um he he he lava a alma, mesmo não sendo um sentimento bom…

Valeu pela dica da palavra Clara Averbuck :)