Conversei com amigos que são professores e todos me informaram que celulares e tablets são proibidos nas salas de aula (salvo quando tem alguma atividade envolvendo os gadgets), principalmente quando está ocorrendo provas.

Recebi por inbox da Fanpage uma mensagem de um Padawan que teve seu celular apreenddo pelo professor e ainda levou zero na prova:

Smartphone_apreendido_na_prova_-_Está_correto_essa_prática_01

Vamos partir do pressuposto que a versão dele é a única que existe, ok? Lembre-se, sempre temos 03 versões em todas as histórias: a minha versão, a sua e a da verdade.

Perceba que o Padawan aí disse logo no comecinho que não estava com o celular, mas acaba se contradizendo ao informar que estava vendo a hora.

Pois bem, certamente existe uma regra na classe dele que é proibido o uso do celular. Ao ver as horas, o Padawan aí desrespeitou essa regra e ponto. Não importa se ele estava vendo as horas ou não, regras são feitas para serem seguidas, ainda mais dentro de uma sala de aula.

O professor agiu corretamente em retirar o celular dele e zerar a sua prova. Como não sei como é o protocolo nesse caso no colégio dele, não posso opinar sobre o celular ter ido parar com o diretor. Mas não acho isso exagero não, até porque o professor precisa justificar o zero dado ao moleque.

Smartphone apreendido na prova - Está correto essa prática 03

Coloquei esse print aí no meu twitter e várias pessoas também acharam que o professor fez o que era certo. Porém teve algumas pessoas que acharam exagerado a atitude de tomar o celular e não devolver.

Em um dos casos, que me preocupou mais, foi esse:

Smartphone apreendido na prova - Está correto essa prática 02

Ou seja, a nota zero, que deveria ser a preocupação maior, é algo que fica no segundo plano. Ficar sem o celular no fim de semana é muito pior do que um zero na prova? Que mundo é esse?!

Ao ler essa reportagem, onde uma faculdade faz reunião de pais por causa de alunos mimados, fiquei um pouco chocado. Mas depois desse acontecimento que me motivou a fazer o post, comecei a entender como as coisas chegaram até nesse ponto.

Confesso que não é fácil educar os Padawans. É um teste diário onde precisamos ficar vigilantes o tempo todo para não acomodarmos e, consequentemente, errarmos.

Cometi erros com o Padawan e tenho a total ciência deles. Tanto que agora estamos correndo atrás para corrigi-los para colocarmos o moleque na linha. Porém muitos pais não enxergam seus erros e continuam errando achando que estão certos.

E aí o estrago é feito e dificilmente será reparado.

Bem, se eu fosse o pai desse Padawan aí, faria o seguinte:

  • Ele ficaria sem o celular. Lembre-se, ter celular nessa idade é um privilégio e não um direito;
  • Não sairia nos fins-de-semana para ficar estudando a matéria que tirou zero;
  • Só teria seus privilégios restabelecidos (smartphone e fim de semana) quando saísse o resultado da prova com uma nota mais que satisfatória.

Assim certamente o meu Padawan iria entender que a prioridade não é uma porcaria de um smartphone e nem mesmo os fins de semana e sim respeitar regras e entender que o estudo é a coisa mais importante na vida dele.

E você, o que acha tudo disso? Estamos criando uma geração mimada?

Imagem via http://www.shutterstock.com