Não importa qual o tamanho de um negócio – empresas, instituições, lojas de e-commerce, blogs – todos sabem da importância de se possuir uma página na web. O website é considerado uma parte fundamental da identidade de qualquer organização.

Como qualquer setor do negócio que lide diretamente com a audiência, é necessário oferecer um ambiente confiável e profissional para que os clientes ou interessados sintam-se confortáveis em compartilhar informações importantes. O design e funcionalidade de um website são fundamentais para proporcionar uma experiência de uso agradável.

No entanto, nada disso é relevante se a segurança necessária não é oferecida.

wall-keys

A maneiras mais eficazes de garantir que os dados confidenciais dos visitantes de um site não sejam interceptados por quem não deve é através do uso de criptografia. Os certificados SSL proporcionam uma linha de comunicação segura entre o usuário e o servidor do site, garantindo que apenas as pessoas autorizadas possam ter acesso às informações trocadas.

A criptografia do certificado SSL se dá por meio do protocolo HTTPS, que converte as informações em uma sequência de caracteres indecifrável, que só se torna legível novamente ao atingir o seu destino. Os sites que possuem esta proteção são fáceis de identificar. Os endereços (url) são iniciados por “https” em vez de “http”, presente nos endereços comuns desprotegidos.

Implementar um certificado SSL é um processo simples graças aos processos simplificados introduzidos por empresas como a 1&1. É possível contratar um certificado SSL e obter todos os benefícios que foram mencionados anteriormente em questão de poucas horas e com maior segurança. Os planos mais abrangentes incluem ainda a possibilidade de seguro contra fraudes online, com valores de cobertura que chegam a mais de U$S 1 milhão de Dólares.

maxresdefaultmaxresdefault

Além da certificação digital, outras medidas podem ser adotadas em conjunto para preservar a segurança de um website. É de fundamental importância que todas as plataformas, plugins e serviços integrados ao site estejam sempre atualizados. Hackers procuram por vulnerabilidades nesses sistemas, e os desenvolvedores trabalham constantemente para corrigir as falhas de segurança nestes programas. Algumas aplicações atualizam automaticamente, mas é importante que sejam feitas verificações regulares para garantir que todos os programas instalados sejam a última versão existente.

A segurança online é um assunto sério, e a falta de cuidados com a privacidade pode gerar consequências desastrosas, tanto para os clientes ou visitantes quanto para administrador do website. Muitos problemas podem ser evitados com a adoção dessas medidas simples, porém eficazes.