Site icon Nerd Pai

4 jogos para desenvolver habilidades críticas

Os diversos jogos existentes oferecem uma ótima oportunidade de socializar com amigos e familiares enquanto passamos bons momentos juntos. Além disso, as diferentes modalidades também nos ajudam a desenvolver habilidades críticas essenciais para a nossa vida.

Sudoku e palavras cruzadas

Ao conectar letras com pistas exclusivas em palavras cruzadas, é possível melhorar de forma significativa as habilidades verbais e o vocabulário disponível para conversas e eventos sociais.

Esse jogo possui diversos níveis de dificuldade e, à medida que vão sendo concluídos, o entusiasta também vai desenvolvendo cada vez mais essas habilidades e construindo um vocabulário e gama de conhecimento geral invejável.

Além disso, também é possível encontrar palavras cruzadas temáticas voltadas para as principais áreas de interesse do entusiasta e elas são montadas em diversos tipos, de forma que o jogador pode escolher o seu favorito dentre muitas opções interessantes.

Ainda que sua mecânica de jogo seja similar a das palavras cruzadas e também existam diversos níveis de desafio, no sudoku são utilizados números no lugar de palavras e isso faz toda a diferença. O título, que foi criado há menos de um século, permite ajudar principalmente a aprimorar  as habilidades de lógica, análise e reconhecimento de padrões.

Durante o decorrer de cada partida o sudoku incentiva o jogador a pensar de forma matemática, o que faz com que ele também desenvolva esse tipo de habilidade de uma forma orgânica.

Blackjack

Outro jogo que ajuda a desenvolver habilidades críticas em qualquer pessoa é o blackjack. Esse tradicional e estratégico jogo de cassino existe há séculos e até hoje continua sendo uma ótima ferramenta para aprimorar o raciocínio lógico por meio do blackjack online e suas principais modalidades.

Existem diversas estratégias que podem ser utilizadas para aumentar a probabilidade de o jogador vencer o dealer, que é ao mesmo tempo o oponente que representa a casa e o responsável por dar as cartas, mas todas dependem do desenvolvimento de conhecimento matemático e de diversas sessões de treinamento.

Além disso a concentração é essencial. Para se dar bem na modalidade, o entusiasta precisa se focar totalmente no jogo e nas possibilidades de cartas que podem surgir do baralho.

Pensando sempre no próximo movimento que deve ser feito sem deixar de esquecer as rodadas passadas, a capacidade de concentração aumenta em cada jogada e grandes competidores profissionais do blackjack contam com memórias e habilidades matemáticas impressionantes.

Quebra-cabeças

As peças de um quebra-cabeça têm formas diferentes e se encaixam para criar uma imagem usando a memória de curto prazo. Para resolvê-los, o entusiasta precisará reconhecer os padrões de cores, formas e objetos e onde eles devem ser encaixados.

Além disso, eles melhoram o foco e a concentração, já que para terminar um quebra-cabeça é necessário identificar de forma correta cada ângulo de uma peça em relação às outras.

A pessoa que está montando a obra precisa considerar todos os detalhes para garantir uma combinação bem-sucedida e por isso não é surpresa que esse jogo seja um dos favoritos de programadores e arquitetos de sistemas.

Tudo isso significa que fazer quebra-cabeças pode melhorar a cognição e o raciocínio visual-espacial e diversos estudos comprovaram que o ato de juntar as peças também melhora a memória de curto prazo e a capacidade de resolução de problemas.

Outro ponto positivo é que essa atividade pode ser realizada tanto de forma solitária quanto em grupo e quando a obra tiver completa ela pode ser transformada em um quadro ou outro tipo de decoração que sempre lembrará as pessoas que participaram da montagem.

Entretanto, da mesma forma que ocorre com videogames, que precisam ser conservados, é importante realizar a manutenção do jogo finalizado para que ele dure o máximo de tempo possível.

Muitos jogos para mencionar

Além dos jogos citados acima, existem muitos outros que poderiam ter sido mencionados que também permitem desenvolver diversas habilidades críticas. Alguns dos principais são o xadrez e o go, que ajudam a melhorar o raciocínio lógico de forma considerável.

Sair da versão mobile