Site icon Nerd Pai

A vida sem papel

Faz muito tempo que não uso papel para quase nada! Minha mesa não tem gavetas, justamente para não amontoar papéis (olhe a sua agora e veja a quantidade de papel e tranqueiras). Já fiz 03 posts sobre como não usar mais papel ( parte 1, parte 2 e parte 3) e todo dia alguém me manda um tuíte ou mensagem pelo Facebook agradecendo as dicas. Mas queria testar em um lugar que usa tecnologia de ponta e é considerado um dos sistemas mais modernos do mundo: o banco.



E lá vamos pagar a conta sem boleto

Coloquei os dois boletos dentro do Evernote e fui ao banco. Estava vazio e me chamaram rapidamente. Ao chegar no caixa falei que não tinha os boletos impressos, apenas o código de barras no celular. A atendente, educada, falou:

“Desculpe, não posso processar o pagamento sem ter o boleto impresso!”

Argumentei que não era preciso, pois o sistema bancário precisa apenas do código de barras! Ela retrucou que precisava do boleto físico para enviar para a compensação. Aí tentei, mais uma vez, argumentar, falando que o pagamento via Web usa justamente esse código e não preciso enviar nada para a compensação. E como resposta tive: “Desculpe Senhor, sem boleto, NO SOUP FOR YOU!

E a atendente ainda pega OUTRO papel para fazer anotações sobre o pagameno

 

Fui até a gerente e tive a mesma posição. Pedi então para eu enviar o boleto para ela, via email, para que seja impresso. Ela concordou, sem problemas. Conversando com ela disse que precisavam aceitar apenas o código pois facilitaria a vida de todos. Em nenhum momento disse que era para salvar o planeta ou por economia de papel. E ela soltou a pérola:

“Mas são só duas folhinhas, não é imprimindo que o Sr irá gastar mais dinheiro com isso e nem vamos salvar o mundo, igual as sacolinhas de plástico“.  

 

Respirei fundo, olhei para ela, e perguntei: “Sra, por favor, onde posso tomar um café aqui na agência?” . Ela me mostrou a máquina e fui. Nada adiantava argumentar com ela a facilidade que é não usar mais papel e tal. Preferi tomar um café.

Vou continuar a não usar papel. Infelizmente algumas empresas ainda tem esse hábito burocrático de usar papel para tudo! Comprovantes PRECISAM ser impressos para que possam provar sua autenticidade e boletos PRECISAM ir para a compensação. O que os bancos PRECISAM, e qualquer outra empresa pública ou privada, é ajudar os clientes e facilitar as suas vidas! Já pagamos taxas e taxas e o que temos de retorno é uma prestação de serviço medíocre. Mas vamos caminhando, fazendo a nossa parte, e, quem sabe, o Padawan viva em um mundo sem papel e sem burocracia.

Sair da versão mobile