Quando o Padawan nasceu uma das minhas maiores preocupações era o afogamento, pois 53% das mortes de crianças entre 1 a 9 anos é por afogamento. (fonte)
Lá pelos nove meses de idade colocamos o Padawan na aula de natação. Entrávamos junto com ele e era muito mais uma brincadeira do que aula. A intenção era ele se familiarizar com aquele ambiente aquático.
Com dois anos de idade ele já sabia se virar dentro de uma piscina e hoje com 05 anos o Padawan já nada direitinho. Mas saber nadar com 05 anos não é passaporte para se aventurar sozinho dentro da piscina. Supervisão sempre, pois o excesso de confiança pode ser muito perigoso.
Outra grande preocupação que tínhamos era algo relacionado com o mundo moderno: o atropelamento.
Um tempo atrás peguei o Padawan e fui até no meio de uma rua calma que fica perto de casa. Lá ensinei como ele deve atravessar a rua e expliquei todos os perigos dela.
Ele aprendeu rápido, mas me deixou um pouco preocupado. O excesso de confiança dele foi as alturas. Ele ACHA que consegue atravessar a rua sozinho e não precisa de ninguém para ajudá-lo.
Ou seja, a minha preocupação aumentou por causa disso.
Conversei muito com ele sobre isso. Expliquei que eu estava ensinando ele a fazer algo e não necessariamente ele estaria apto para fazê-la sozinha. No fim ele entendeu e sempre ao atravessar a rua me pede a mão.
Ao darmos asas aos nossos Padawans é necessário que elas sejam pequenas. Não podemos dar muito poder a eles, pois falta discernimento aos Jovens Padawans. Acho válido ensinar a nadar e atrevessar a rua, mas desde o início explique que isso não é autorização para ele fazer sozinho.