Incentivo muito meus filhos a se virarem sozinhos, respeitando suas faixas etárias. O de 8 anos já prepara seu leite, corta frutas, faz seu sanduíche e até mesmo esquenta algo no microondas. A mais nova, de 2 anos, deixamos abrir a geladeira e pegar frutas. Claro que SEMPRE pedem autorização primeiro.

Porém algo vem me irritando nos últimos meses. O mais velho ao beber uma água, um suco ou leite, não tem a capacidade de lavar o que sujou. Vai tomar água, suja um copo…vai tomar novamente, pega outro copo. Por mais que eu dê bronca e mostre como deve fazer, ele teima em deixar o copo sobre a pia. O resultado é uma pilha de copos e xícaras sujas na pia.

PIOR de tudo que às vezes, por causa da correria do dia a dia, acabo deixando um ou outro copo também sem lavar. Ou seja, não dou o exemplo…

Conversando com uma amiga sobre isso, tive uma ideia para solucionar esse pequeno problema. Bem, como somos em 4 pessoas aqui em casa, guardei TODAS os copos e xícaras e deixei apenas três de cada. Não avisei o Padawan e nada. Apenas peguei e guardei em um local alto onde ele nem usando um banco tem acesso.

Durante dois dias fiquei monitorando o moleque. No primeiro dia, ele sujou três copos durante a tarde. Fiquei na minha. Quando ele foi beber água novamente, abriu o armário e viu que os copos tinham acabado. Parou, olhou para a pia e foi lavar o copo.

criança lavando a louça

Como mágica, o problema dos copos e xícaras acabaram logo no 2º dia. O que antes era uma pilha enorme, agora são no máximo seis. Não tem escapatória. A preguiça nunca será párea para a sede ou fome e, assim, meu filho está criando o hábito do sujou/limpou. E a irmã mais nova vendo o mais velho, certamente irá criar esse hábito também e com o tempo posso liberar todos os copos novamente.

Improvisar faz parte da educação, não é?