Em 2005, todo mundo usava o finado Orkut, a primeira rede social que se popularizou no Brasil. Até meus pais já usaram essa rede, criada em 24 de janeiro de 2004 pelo engenheiro turco Orkut Büyükkökten.

Com a chegada do Facebook, a migração foi em massa para a rede do Tio Zuck. Orkut ainda lutou por alguns anos, mas morreu em setembro de 2014 quando o Google resolveu desativar o serviço e lançar o Google Plus. Aliás, ainda existe essa rede?

ORKUT E O NOVO APP HELLO

Porém o Orkut Büyükkökten não parou. A exatos 2 anos ele lançou a rede social Hello. Para você entender mais como funciona essa rede, entrevistei Orkut Büyükkökten — com direito a um vídeo — sobre o Hello e aproveitei para perguntar como os pais devem monitorar seus Padawans na internet e nas redes sociais. Confira:

Entrevista Hello Network para Nerd Pais

– O que a Hello tem a oferecer aos jovens adultos que estão começando a usar redes sociais?

Acreditamos que as redes sociais devem unir a todos, possibilitar o compartilhamento e a descoberta de paixões e proporcionar uma experiência alegre e animadora. As redes sociais devem nos ajudar a nos tornarmos pessoas mais compreensivas, otimistas, gentis, enfim, melhores. A Hello é uma rede social que permite criar conexões autênticas significativas e compartilhar coisas sobre as quais somos apaixonados. Na Hello os jovens adultos se sentem acolhidos e incluídos e ninguém se sente julgado. É um lugar onde eles podem fazer novos amigos, com quem você realmente se importa no mundo real.

– Como pode ser mais interessante do que Facebook ou Instagram ou os outras redes sociais?

As redes sociais hoje criam muitos momentos de FOMO (Fear of Missing Out) que levam ao estresse, ansiedade, depressão e infelicidade. Todo mundo é bombardeado com fotos de amigos que estão participando de coquetéis elegantes, tirando selfies com celebridades e tendo férias luxuosas. Assim, sentimos que temos amigos melhores, amigos mais ricos, amigos mais aventureiros que nós. As atualizações de status, tweets e postagens que aparecem em nossos feeds nos obrigam a assistir e a reagir às experiências dos outros, ao invés de vivermos as nossas.

Estamos perpetuamente sujeitos a sentir como se não estivéssemos ao nosso máximo potencial, que nossas vidas nunca serão tão glamorosas ou tão perfeitas quanto as vidas dos outros.

Nossos feeds sociais nos deixam com a impressão de que não temos o suficiente, nem mesmo nada. Isso leva a ansiedade e depressão. As conexões da vida real não vêm da quantidade de likes que recebemos, nem o número de amigos ou seguidores que temos online. Nossas melhores conexões são nossas comunidades, e elas provêm das conversas que temos e das experiências que compartilhamos umas com as outras. A Hello Network é uma celebração de amor, amizade, união e todos os valores que nos tornam humanos. Na Hello você pode compartilhar quem você realmente é sem medo de julgamento ou represália.

hello_logo

– Os pais devem monitorar seus filhos e jovens adultos na web?

Sim, porém, crianças e jovens adultos podem encontrar maneiras de contornar seus pais e ter experiências isoladas nas redes sociais. A chave é fornecer educação para que as crianças sejam informadas sobre a etiqueta e o comportamento adequados no universo das redes sociais. É muito importante que os pais tenham conversas saudáveis ??com seus filhos sobre serviços de mídia social, uso, mensagens on-line e bullying. A comunicação aberta promove a confiança e as crianças precisam se sentir confortáveis ??para se comunicar com seus pais quando tiverem dúvidas, precisam de intervenção ou supervisão de um adulto. É importante ensinar-lhes que, quando estiverem online, não devem esquecer que existe uma pessoa em frente a eles que é tão vulnerável, tão real como são e tem sentimentos que podem se machucar. É importante ensinar crianças e jovens que devem tratar as pessoas on-line como se tratassem qualquer estranho face a face na vida real; com bondade e respeito.

– Qual conselho você daria aos pais sobre o melhor uso da rede social?

Eu recomendaria que os pais conversassem com seus filhos sobre os benefícios e os perigos das redes sociais. As redes sociais podem ser ótimas ou terríveis; dependendo da rede que você usa, de como você a usa e de quem são seus amigos. As redes sociais podem ser ótimas para encontrar pessoas para conversar e se apoiar, para fazer amigos para compartilhar interesses comuns.

– Como a rede social pode impactar positivamente e negativamente a vida de alguém? Com o que ter cuidado?

Infelizmente, as redes sociais hoje têm um impacto muito negativo na sociedade. Os problemas de saúde mental têm crescido entre crianças e adolescentes nos últimos cinco anos. O uso das mídias sociais tem desempenhado um papel inesperado em tudo isso: contribui diretamente para o desenvolvimento do auto-ódio, da solidão, da baixa auto-estima, da imagem corporal negativa e dos sentimentos de não ser amado, todos os quais individualmente podem levar à depressão , ansiedade e até suicídio. As pessoas compartilham, snap, tweet e post em todas as horas, e nós obsessivamente e repetidamente verificamos nossas atualizações. As redes sociais deveriam nos conectar a todos e criar um mundo melhor, mas o que eles fizeram em vez disso nos leva a ansiedade, depressão, isolamento e infelicidade.

As redes sociais podem ter um impacto positivo se puderem promover comunidades amigáveis ??e familiares. A Hello Network busca tudo o que genuíno e abre espaço para nos expressar expressar. Uma das nossas qualidades mais surpreendentes como seres humanos é o nosso desejo e a capacidade de nos relacionarmos com os outros. Compreender as emoções de outras pessoas é uma habilidade crítica que adquirimos enquanto passamos o tempo conhecendo outras pessoas. Quando nos expressamos genuinamente e nos deixamos abertos e vulneráveis ??com os outros, nos aproximamos deles. Quando somos honestos, promovemos a intimidade, criamos vínculos e duradouros. O app Hello é construído para ser genuíno, acolhedor, amável, honesto, aberto; Todos os valores que nos aproximam e nos tornam mais felizes.

– A rede social pode ser um canal para se aproximar dos membros da família?

Geralmente, tendemos a manter nossa vida familiar e a vida social com os amigos separados. A maioria dos adolescentes e jovens adultos que estão nas mídias sociais ficam irritados e chateados quando se deparam com seus pais ou quando seus pais tentam segui-los ou os curtem. Eles sentem que é uma intromissão de sua privacidade, uma vez que eles não querem que seus pais mantenham uma guia sobre o que estão fazendo. No entanto, os serviços de mídia social fornecem ferramentas excelentes para mensagens individuais ou mensagens de grupo entre membros da família.

– Você acredita que o fim do Facebook está próximo, já que o modelo parece estar desgastado?

Existe uma fadiga da rede social em geral, hoje, com serviços populares. A razão não é porque as pessoas estão exauridas de usar redes sociais, em vez de serem queimadas pelas experiências negativas que elas têm. As redes sociais deveriam nos conectar a todos e criar um mundo melhor, mas o que eles fizeram em vez disso nos leva a ansiedade, depressão, isolamento e infelicidade. Existe definitivamente um desejo de algo novo, fresco e genuíno.

Orkut Büyükkökten de Superman e sua equipe

– Qual é o lado nerd / geek do Orkut? Como esse lado influência seus projetos e trabalhos?

Definitivamente tenho um lado geek com o qual estou muito orgulhoso. Adoro programação, ciência, matemática, ficção científica, videogames e quadrinhos. Inclusive na Hello temos uma novela gráfica totalmente inspirada nos quadrinhos, te convido a conhecer aqui.


 

Sobre a Hello Network

A Hello Network Inc. foi fundada pelo conhecido empreendedor social Orkut Buyukkokten (criador da rede orkut.com) e um pequeno grupo de ex-engenheiros do Google. Depois de testemunhar a evolução das redes sociais por dezesseis anos, Orkut se inspirou parareunir pessoas em torno de suas paixões comuns – uma visão que muda a forma de socializar. Com sede em San Francisco (CA) e um escritório em Mountain View (CA), ahello foi lançada em inglês no mês de junho de 2016, e no mês seguinte em português e francês. O download é gratuito na App Store e Google Play e está disponível a partir do iOS 8 e a partir do KitKat para Android.