Site icon Nerd Pai

O que poderiam ensinar nas escolas? | Culinária e Nutrição

Toda vez que eu escuto alguém dizendo que está de dieta, tenho vontade de chorar. Sério, estamos em 2017 e ainda as pessoas acreditam em fórmulas mágicas para emagrecerem. O pior de tudo que a maioria dos transtornos alimentares se iniciam por causa da ilusão dessas dietas.

Dieta é algo que destrói seu corpo e sua mente. É um ganho momentâneo que a médio prazo traz muito mais malefícios do que benefícios. O que devemos fazer é aprender a comer corretamente desde de cedo e isso deve-se ensinar na escola.

Aulas de nutrição e culinária deveriam ser obrigatórias em todas as escolas. Os Padawans aprendendo desde cedo a prepararem um prato e a  importância de seus nutrientes, fará com que a indústria alimentícia fique longe de suas casas. O resultado é que teremos pessoas mais saudáveis e conscientes que a comida é amiga e não vilã.

É incrível a falta de informação que os adultos tem sobre o alimento que consomem. A grande maioria nem sabe ler um rótulo! Muitos comparam as calorias de um copo de suco de laranja com um de Coca-Cola e falam que tem as mesmas calorias. Não tem! É esse o tipo de desinformação que as pessoas tem e as escolas podem começar a mudar!

Saber ler rótulos, qual o impacto dos alimentos em nosso organismo, a diferença entre calorias vazias das calorias é fundamental para que nossos filhos possam crescer com saúde e que passem longe de transtornos alimentares.

Só para você ter uma ideia, estima-se que no Brasil a bulimia e anorexia afetem 100.000 adolescentes dos quais 90% são do sexo feminino. Dentre as doenças psiquiátricas é considerada a maior causadora de mortes, considerada assim um problema crescente no Brasil e no mundo (via).

Ou seja, esses transtornos são causados pela perseguição de um corpo perfeito e os adolescentes enxergar a comida como o grande inimigo! Se eles tivessem tido aulas de culinária e nutrição, o risco de adquirem algum transtorno iria diminuir muito.

Já vejo algumas escolas ensinando culinária. A do Padawan ensina. Porém os PAIS devem também incentivar as crianças a se aventurarem na cozinha. Ensinar a fazerem um bolo, um molho de tomate ou até mesmo uma salada — e claro, explicando como aquela alquimia funciona — é um belo começo para que a curiosidade e o interesse pela culinária e nutrição apareça em nossos filhos.

E finalizado com uma pergunta: você incentiva o seu filho e filha a cozinharem? Se não, por que?

E confira outros posts dessa categoria O que poderiam ensinar nas escolas? –  PRIMEIROS SOCORROS

Imagens via https://www.shutterstock.com/

Sair da versão mobile