Vivemos em mundo louco. Qualquer coisinha besta é razão para gerar uma briga, uma discussão. Vejo isso sempre no Twitter, no supermercado, no trânsito etc. Mesmo a pessoa estando ERRADA, ela faz questão de querer achar que está CERTA. Aí a receita para um briga é inevitável…

Patience you must have my young padawan

Tem duas coisas que estou ensinando para o Padawan: ter paciência e não julgar os atos dos outros, principalmente daqueles não conhecemos. Isso é a chave para mantermos bem longe muitas confusões. Aconteceu algo e alguém de provocou? Respire fundo e seja paciente. Uma discussão por causa de uma fechada no trânsito, hoje em dia, pode ser fatal.

Vamos para um exemplo que aconteceu comigo esses dias.

Estava na fila rápida com a Fá no supermercado. Eu era o último da fila. Tinha esquecido de comprar algo e fui buscar. Ao retornar, já tinha algumas pessoas atrás da Fá. Bem, entrei no local que eu estava e tal.

Uma pessoa que estava um pouco mais atrás me chamou e, ao invés de falar que o fim da fila era lá trás, me dando chance para explicar e tal, disse: Mas você é folgado mesmo, ein?? Não está vendo a fila!

Respirei fundo, olhei para a cara do cidadão e respondi baixinho e de uma forma bem cordial:

Discutir com alguém que tem como principal motivo querer brigar e não resolver o problema, você já entra perdendo.

“Olha, eu não arranjo encrenca nem com conhecidos imagine então com desconhecidos? E como a minha intenção não é te conhecer, prefiro não explicar a situação pois certamente você irá AINDA achar que está com a razão e por alguma frustração qualquer, que nem quero saber qual é, vai acabar descarregando em mim.”

Peguei a mão da Fá e fui para o fim da fila.

Nesse momento TODOS da fila viram que eu não tinha furado a fila, pois a Fá estava lá. O cidadão não falou nada. Simplesmente SAIU da fila e foi para uma outra, longe dessa. Mas, claro, ele saiu resmungando.

Uma pessoa que estava logo na nossa frente da fila me chamou e falou para eu entrar na frente dela. Agradeci e fui. Na hora algumas pessoas começaram a fazer fofocas, que conhecia essa pessoa, ele sempre foi brigão, tem problemas com bebidas e por aí vai…

O infeliz não tem obrigação de saber que eu sou uma pessoa que NUNCA iria furar fila. Ele não me conhece! Porém ele estava p*to com alguma coisa e acabou descontando em mim. O que eu fiz? Tive paciência de conversar com ele. Não entrei em atrito e mantive a postura. Nesse momento é muito fácil você responder à altura da grosseria dele e o barraco estava armado.

Jovens Padawans, lembre-se, não vale à pena brigar com um desconhecido (e nem com conhecidos). Na maioria das vezes você não é o problema dele. Na grande maioria você é a válvula de escape do cidadão! Alguém te deu uma fechada no trânsito, ignore, acene e bola para frente.

Discutir com alguém que tem como principal motivo querer brigar e não resolver o problema, você já entra perdendo.