Ícone do site Nerd Pai

Ter ou não ter cartão de visitas, eis a questão

Sempre que vou em eventos dou e recebo cartões de visitas. Mas sempre fico com aquela sensação que estou indo contra os meus princípios. Eu odeio qualquer tipo de papel. Minha mesa é totalmente limpa e sem gavetas justamente para que eu não fiquei amontoando coisas que nunca irei usar. Uso o Evernote para anotar tudo que preciso, desde um recado, um número de telefone ou até ideia para posts e tal. Eles até tem uma aplicativo chamado Hello que substitui o cartão de visitas. Você passa o seu celular para a pessoa e ela preenche dados básicos, tira fotos do rosto dela e marca pelo geotag do celular o local que você se encontraram. E o aplicativo, automaticamente, envia para o email da pessoa seus dados.

Você passa o celular, os dados são preencidos e tudo é armazenado nas nuvens e pode ser compartilhado

Seria um mundo ideal, não? Porém no último evento que fui senti que uma pessoa ficou um pouco desconfortável com essa ideia e eu poderia estar sendo chato em forçar ela escrever algo naquela hora no celular e ainda ter de tirar uma foto.

Ao voltar para casa comecei a pensar como ia processar cartões de visitas. Testei alguns apps que tiram fotos dele, aplicam OCR e envia para os contatos. Todos que testei foral totalmente falhos. Ainda mais que os cartões de hoje tem formatos e disposições diferentes, tornando difícil para esses app analisarem o que esta escrito ali.

Depois de muitos testes achei a solução ideal. Usar um app de scanner e enviar para o meu Evernote, na pasta Cartões de Visitas, o cartão de um contato. Depois que fazer isso faço o inevitável: rasgo o cartão 🙁

Desculpem por rasgar o cartão de vocês. Não é nada pessoal, ok?

Como é o Processo para armazenar o Cartão?

Bem, uso o app FineScanner para iOS para tirar a foto do cartão. Como esse app lê as bordas do documento, ele recorta certinho o cartão. Ajusta para a posição horizontal e envio para o meu Evernote. O bacana é que o Evernote tem um sistema que lê textos em imagens e pdfs. Então ao fazer uma procura, o cartão de visita é rapidamente encontrado.

Olha como fica os cartões no Evernote:

Bem, estão você já sabe, quando me encontrar tem duas opções: dar o seu cartão de visitas que será rasgado e armazenado de uma forma segura ou pedir meu celular para que você se cadastre no Hello 🙂 E, claro, eu irei continuar a dar meus cartões.

Sair da versão mobile