Educar não é fácil. Ao mesmo tempo que temos de ser duros e dar limites para os nossos filhos, precisamos também entender que eles estão crescendo e desenvolvendo sua inteligência emocional. Uma bronca errada e podemos deixar uma marca profunda e eterna nos Jovens Padawans.

A Professora de psicologia  Mariel Bautzel disse para a revista Crescer:

Não é raro vermos adultos que não sabem lidar com os próprios sentimentos ou que desconfiam muito do outro

Ou seja, ao tentarmos educar os Padawans na primeira infância, acabamos construindo um ser humano que não sabe a lidar com os próprios sentimentos. Ao invés de entendermos qual o sentimento que os Padawans estão passando, os pais preferem enterrar os medos, frustrações e tristezas deles.

Confira 5 frases que você não deve dizer ao seu Padawan:

jorge freire e o filho

Para de chorar!

Seu Padawan está chorando. O que é mais fácil, pedir para ele parar de chorar ou entender qual é a razão do choro? Entender a razão do choro fará com que o seu Padawan se acalme. Isso é absurdamente importante para que a criança saiba que você se preocupa com ela e que o choro faz parte. Reprimir esse sentimento irá refletir em um adulto que não sabe mostrar suas emoções.

Volte já para a sua cama, isso é só um sonho

Eu, muitas vezes, acordo de um pesadelo suando e com o coração a 1000. Eu sei que foi um sonho e mesmo assim ele acaba me assombrando. Imagine então um Padawan de 4, 5, 6 anos de idade que ainda não sabem diferenciar muito bem o mundo real do mundo dos sonhos? Precisamos respeitar os medos dos Padawans e explicar que isso logo passa. Assim você irá acalma-lo e mostrará que você se preocupa com ele. E essa preocupação que você demonstrou é responsável por criar um laço, ainda mais forte, entre vocês.

Essa injeção não vai doer

A confiança entre você e o seu Padawan deve ser preservada, sempre. Prometer algo e não cumprir ou falar que uma injeção não vai doer, por exemplo, irá destruir um elo que dificilmente poderá ser remendado. Não minta para o seu Padawan! É melhor você falar que vai doer um pouquinho sim e encoraja-lo a passar por isso.

Você não aprende nada direito

Ao dizer isso você joga a autoestima do seu filho para lá de Mordor. Já é fácil destruir a autoestima de um adulto, imagina então de uma criança? Ao dizer que ela é péssima em algo, faz crescer a probabilidade que ela seja mesma péssima nesse algo. Pais não são oráculos, eles apenas tem um grande poder de sugestionar.

Se você não me obedecer, eu vou embora

Aqui cabe também a palmada. No momento que para controlar seu Padawan você precisa impor o medo do abandono, ou da dor, saiba que você falhou. Sim, eu sei que é difícil manter a calma e até eu já recorri a pegar uma chinela para impor respeito. Mas falhei ali e tenho de ter ciência que não irei falhar mais.

Então converse com o seu filho, entenda a razão que ele não está te obedecendo. Muitas vezes um abraço resolve tudo, acredite.