Escutando a rádio CBN hoje fiquei perplexo com uma matéria: Livro didático não pode aceitar erros de português

“Nós pega o peixe” ou “os menino pega o peixe”. A autora, Heloísa Ramos, defende o uso da língua popular ainda que com seus erros gramaticais! Fala ainda, acreditem, que se falarem a forma correta culta de nossa língua, os alunos podem sofrer de “preconceito linguístico”. (pausa aqui para respirar fundo e dizer 100ox: ” Serenity now!).

E ainda na defesa do livro: “Você pode estar se perguntando: `Mas eu posso falar ‘os livro’?. Claro que pode. Mas fique atento porque, dependendo da situação, você corre o risco de ser vítima de preconceito linguístico. Muita gente diz o que se deve e o que não se deve falar e escrever, tomando as regras estabelecidas para a norma culta como padrão de correção de todas as formas linguísticas”


Absurdo total! Crianças em estágio de alfabetização de uma língua tão simples como a nossa, com poucas regras e tal, irão aprender que não existe só o certo e o errado, e sim o meio certo, pois,  dependendo onde você esta, o errado é o certo!

Se esse livro fosse um romance, tudo bem! A licença poética sempre é válida! Mas é um livro didático! As crianças em alfabetização precisam e devem aprender a forma correta de se falar! Linguistica já é dificil de estudar em cursos superiores, como disse meu amigo @rafanoris pelo Twitter:

.

rafanoris
@NerdPai pois é, é duro até pra universitários rsrs o que eu vi de gente surtando com essas teorias na faculdade…
13/05/11 12:32

 

Imaginem no ensino médio ou na alfabetização??

Abaixo  coluna diária do Merval Pereira, da CBN, falando com o Carlos Alberto Sardenberg sobre esse absurdo:

 


 

Eu sei que vivemos em um mundo cinza. Mas 2+2 sempre será 4 e concordância verbal esta aí para ser respeitada! Dois pastel e um chopps é válido quando você sabe que é uma brincadeira com os Paulistas! E, sério, “preconceito linguístico” por falar certo, só no Brasil mesmo com seu ” jeitinho” para tudo!

 

Tenho a péssima mania de postar sem revisar o texto. Se houver algum erro neste post, selecione-o e pressione Shift + Enter ou Clique aqui para me informar. Obrigado!