Em uma das consultas da Fá, estranhamos que o obstetra pediu um ecocardiograma para a Youngling.

Nossa primeira reação foi de susto! Por que diabos iria pedir um eco? Ele percebeu algo e estava pedindo exames adicionais? Ficamos nervosos, pois com o Padawan não precisou desse exame em 2010.

O Dr. explicou que esse exame agora é normal e todos os médicos estão o incluíndo nos exames do pré-natal e no neonatal. Ele ainda explicou que é importante ver o coraçãozinho dela, pois se tiver algum problema todo corpo clínico estará preparado para lidar com o problema.

Fizemos o exame – apreensivos, claro – mas tudo deu certo. Ela está vindo forte e DHYVA!

sou-dhyva-nerdpai

Porém Pequenos Gafanhotos, nem tudo são flores.

Os planos de saúde e os hospitais – tanto os particulares como da rede pública – consideram o ecocardiograma um exame caro e não o pedem no pré-natal e muito menos no neonatal.

Muitos médicos cardiologistas, pediatras e obstetras defendem que a realização desse exame é importante, pois hoje 8 em cada 1000 crianças nascem com alguma cardiopatia que podem levá-las à morte.

Ecocardiograma neonatal não é obrigatório no Brasil

Por isso foi criado uma campanha para que o Ministro da Saúde, Marcelo Castro, transforme o ecocardiograma em um exame neonatal obrigatório no Brasil.

Vamos salvar esses pequenos corações?

Acesse aqui a Petição Online e vamos reduzir as mortes de recém-nascidos decorrentes de cardiopatias congênitas. Para você ter uma ideia, hoje são de 10% de todas as mortes de crianças no Brasil.

Compartilhe esse post em suas redes e vamos fazer mudar essa realidade. Com quase 1.000.000 de assinaturas o Ministro terá de fazer alguma coisa!