Estava passando Dragon Ball Z no dia 11 de setembro de 2001?

Estava passando Dragon Ball Z no dia 11 de setembro de 2001?

Todo ano, no dia 11 de setembro, as redes sociais se enchem de postagens do tipo: Onde você estava e o que estava fazendo quando os aviões se chocaram nas Torres Gêmeas?

Bem, eu estava em uma reunião próxima à Marginal Pinheiros, em São Paulo, quando recebi um SMS com o seguinte texto:

Avião choca-se em um edifício em Nova Iorque

Comentei com um amigo e seguimos em frente, acreditando que se tratava de um avião de pequeno porte. Ao sair da reunião, liguei o rádio, que estava sintonizado na CBN. Só fui perceber a gravidade da situação alguns segundos depois, quando Milton Jung não parava de falar e confesso que achei que ele teria um piripaque.

Corri para casa. Meu irmão estava assistindo TV, e no momento em que me sentei no sofá e comecei a entender a situação, PAH, o segundo avião atingiu a outra torre.

Depois disso, todos sabemos a loucura que se seguiu.

11 de setembro de 2001

Mas, pequenos gafanhotos, existe uma lenda urbana: muitas pessoas juram que estavam assistindo Dragon Ball Z quando entrou o plantão da Rede Globo. Algumas chegam a afirmar que o Goku ia se transformar em SSJ3 naquele exato momento.

Até hoje, centenas, milhares e, por que não, milhões de pessoas afirmam isso.

Pois bem. Em agosto desse ano (no caso, 2019) o Renato de Andrade postou uma planilha usada pelas mídias das emissoras de TV. Nela, fica claro que, no momento do ataque às Torres Gêmeas em 11 de setembro de 2001, a Globo não estava passando Dragon Ball Z, mas um desenho chamado Turma da Garrafinha.

grade mídia Rede Globo Dragon Ball Z 11 de setembro

Como Renato explicou, trata-se de uma falsa lembrança coletiva. Uma mentira repetida tantas vezes que virou verdade para muitos, mesmo que inconscientemente. DBZ não estava passando, e de tanto as pessoas acreditarem nisso, surgiu a lenda urbana. Há até uma explicação para esse fenômeno:o Efeito Mandela.

Pela planilha, Dragon Ball Z só iria ao ar por volta das 11h44 daquele dia. Lembrando que os melhores desenhos sempre passavam no final dos programas. A verdade é que naquele dia DBZ não passou por causa da cobertura dos ataques, que começou por volta das 09h45. Ou seja, o Plantão da Globo não interrompeu DBZ porque o desenho nem tinha começado.

Claro, isso é totalmente irrelevante diante do que aconteceu em 11 de setembro. Mas é curioso perceber que, mesmo com tanta informação disponível, certas mentiras se tornam verdades pelo simples desejo de acreditar nelas.

Ah, e segue uma imagem da Turma da Garrafinha, que acabou sendo esquecida depois de 11/09/2001

Imagem via 11 de Setembro via https://www.shutterstock.com/