Edward Snowden, 29 anos, é assessor da Agência de Segurança Nacional, a NSA para os íntimos.  Essa agência é uma das mais secretas dos EUA e ficou absurdamente forte após os atentados de 11 de setembro de 2001.

Pois bem, o assessor viajou para Hong Kong e revelou para o jornal The Guardian que existe um programa secreto de vigilância das comunicações que monitora TUDO que as pessoas, americanas ou não, escrevem nas redes sociais, emails, nas mensagens de textos e nas ligações telefônicas, dando então as agências americanas informações de possíveis ameaças terroristas.

Person of Interest

A série Person of Interest mostra exatamente isso! Uma máquina que monitora tudo e todos e informa, com antecedência, um possível ataque terrorista. E Jovens Padawans, é a vida imitando a arte mais uma vez.

Bem, claro que o Governo nega e diz que o Projeto Prism tinha acesso aos servidores de algumas pequenas empresas, como a Microsoft (Hotmail e Skype), Yahoo!, Google (Gmail e Youtube), Facebook e a Apple (iCloud).

Mas o Snowden não é o primeiro a dizer isso e tudo leva a crer que é uma verdade.  Tanto que esses dias o jornal Daily Mail publicou uma extensa lista de palavras-chaves que se digitadas nas redes sociais os sistemas de monitoramento da Homeland Security, outra agência americana, tira o cidadão da lista dos irrelevantes para os relevantes. Finch gostou disso:

Lista 01 Lista 02Lista 03

Em um mundo em que você a todo momento avisa onde está, com quem, coloca fotos de tudo que está fazendo e tal, será mesmo que devemos ficar com medo dessa invasão de privacidade?

Olha, eu não estou nem aí, para ser sincero. Mas Nerd Pai, tem pessoas sabendo muita coisa da sua vida, você não se preocupa? Nope, pois como você, posto minha vida em várias redes sociais e, se você vai esconder algo, certamente não é burro o suficiente para tirar foto e colocar no Instagram e nem dar um check-in em um depósito de urânio! (NSA e Obama, só dei como exemplo isso, ok?).

E você, é contra ou a favor desse monitoramento? Acha que a para nossa segurança invasão de privacidade é tolerável?

via e via