Como proprietário de um PS Vita, eu estava ficando deveras preocupado com a escassez de bons títulos para o portátil, o que poderia comprometer seu futuro. Porém a Sony resolveu acordar e deu uma injeção de ânimo nele, com diversos títulos excelentes a caminho, e enquanto aguardo Muramasa: The Demon Blade e Dragon’s Crown serem lançados no ocidente, resolvi dar uma chance ao novo título da Drinkbox Studios, não esperando muito dele.

Me enganei redondamente (ainda bem): Guacamelee! é até agora o título mais divertido e viciante do Vita, e está entre os melhores distribuídos digitalmente do PS3.

Guacamelee

A Drinkbox está se saindo uma excelente desenvolvedora de jogos indie; depois da série Tales from Space (que rendeu o excelente Mutant Blobs Attack!!!), Guacamelee! é um plataform side-scroller no estilo chamado “Metroidvania”, porém com identidade própria, mesclando a pancadaria e exploração com a rica cultura mexicana. O game tem muito mais Metroid do que Castlevania na mistura, mas ela é é tão bem feita (e temperada, com tabasco principalmente :))que desenvolveu uma alma própria.

O plot é até bem simples: Juan Aguacate, um simples plantador de agaves, é arrastado para uma aventura sem igual após ser morto pelo terrível Carlos Calaca, um morto-bem-morto que sequestrou a filha do el Presidente (seu interesse romântico) e deseja fundir o mundo dos vivos e dos mortos. Para impedí-lo ele recebe poderes de uma máscara mágica, tornando-se o maior luchador que o México já viu.

Guacamelee

A partir daí o game se resume ao famigerado “papo-cabeça”: porrada e cacetada! E ah, muita, mas MUITA exploração. Prepare-se para bastante backtracking e esteja ciente que você vai ter que revirar cada canto das fases para conseguir as habilidades essenciais para seguir em sua aventura, entre golpes especiais e a importante de transitar entre o mundo dos vivos e o dos mortos. Em boa parte do game você será obrigado a trocar de plano constantemente de modo a materializar plataformas e paredes que existem em uma realidade ou noutra, ou até mesmo para cumprir algumas missões aleatórias que lhe recompensam com upgrades de energia e fôlego (a barrinha que permite usar os golpes especiais; quando ela esgota você precisa esperar ela encher, então administrá-la bem é importante).

A música é outro deleite: totalmente inspirada no ritmo mexicano, parece até que tem um grupo de mariachis dentro do videogame! Maracas, violões, trompetes, está tudo lá. Um detalhe interessante é que a música é ambiente no mundo dos vivos, mas ela ressoa com eco no mundo dos mortos. 🙂

Guacamelee

Outro detalhe importante são as TONELADAS de referências à games clássicos, memes e cultura pop (enfiaram até a Adele nessa guacamole, pode procurar!). Tem quase todo mundo: Mega Man, Mario e Luigi, Donkey Kong, Link, Angry Birds, Grim Fandango (Manny Calavera, tudo a ver) e outros; os memes do Business Cat, Me Gusta, Pedobear… tem até uma sensacional dos sites de games Destructoid e Giant Bomb!

Guacamelee

Outro detalhe importante foi a primorosa localização para o português brasileiro. Tudo está bem traduzido e as piadas e nomes foram bem adaptados: o chefe Flame Face por exemplo virou “Fuça de Fogo“, que combina bem com o clima do game. Os troféus também receberam localização: tem um troféu chamado “X’Tabay-bye” relacionado à bruxa de mesmo nome, e aqui ele virou “X’Tabay do 71“, enquanto outro recebeu o nome de “Missão dada é missão cumprida“. 🙂

Guacamelee

O game conta com a função cross-play: você começa a jogar no PS3, salva o progresso na nuvem, carrega no Vita e continua de onde parou. Ele possui co-op local apenas na versão para PS3, onde o segundo controle assume o papel de Tostada, a luchadora que ajuda Juan a obter seus poderes no início do game. É uma pena não ter co-op online, mas talvez a função seja adicionada no futuro, se bastante gente pedir. Foi o que aconteceu com Scott Pilgrim vs. The World. Além disso ele é cross-buy: comprou uma versão, ganhou a outra.

Quem tem apenas PS3 vai se divertir bastante com Guacamelee!, mas o título é obrigatório para donos do PS Vita.

Game: Guacamelee!

Plataforma: PS3 e PS Vita via PSN, US$ 14,99, cross-buy