Ao voltar de uma viagem que fiz para o exterior, em 2006, comecei a colocar a minha vida profissional em perspectiva e cheguei a conclusão que eu perdia quase três horas por dia no trânsito.

Três horas por dia é um desperdício de tempo absurdo. Eu poderia dormir mais, usar esse tempo para fazer algum esporte, jogar videogame,ver televisão e até mesmo fazer um curso ou uma faculdade à distância.

Então comecei a analisar qual era a importância de eu manter um escritório. Em um mês eu já estava com o escritório fechado e comecei então a trabalhar e casa.

Home Office existe alguma fórmula de sucesso 01

Trabalho em casa há nove anos.  Já foram 6.480 horas de economia de tempo. Fora a grana que eu economizei nesse processo.

Porém antes de começar a fazer home office, li muito sobre as armadilhas que esse modelo de trabalho proporciona.

As principais armadilhas são:

  • Falta de Rotina;
  • Distrações que uma casa proporciona;
  • As pessoas acham que você está em casa então não está trabalhando;
  • Serviços domésticos;
  • Tentações;
  • Isolamento.

Com os perigos expostos, comecei a procurar formas de fugir deles. Jovens Padawans, tão surpreso fiquei que apenas DUAS atitudes eu conseguiria me tornar o Indiana Jones do home office e fugir facilmente das perigosas armadilhas: ROTINA e DISCIPLINA.

Você precisa seguir uma ROTINA pré-determina ao trabalhar em casa. É necessário estipular horários e ter DISCIPLINA para segui-los.

Eu acordava todos os dias às 08h00 quando não tinha o Padawan. Tomava banho, fazia o meu café-da-manhã, lia as notícias e pontualmente às 09h00 eu “entrava no trabalho“.

Nesse momento eu não estava mais em casa. Meu computador ERA o meu escritório. Ele poderia ser na cozinha, na sala ou até mesmo na varanda. Eu coloquei na minha mente que eu não estava em casa.

Home Office existe alguma fórmula de sucesso 02
Meu escritório

Às 17h horas desligava tudo e aí eu ia “sair do escritório“. Se algum cliente me ligasse às 17:05 eu falava em alto e bom som que já tinha saído do escritório e retornava nas primeiras horas do dia seguinte.

Eu criei uma rotina de entrar e sair do escritório, igual que eu tinha antes. E mantive a minha disciplina para fazer todo esse processo funcionar.

Toda e qualquer distração e tentações que a minha casa proporcionava era totalmente ignorada. Eu eduquei as pessoas próximas para elas entenderem que eu não estava em casa e sim trabalhando.

Só para vocês terem uma ideia, em 2008 teve Olimpíadas. Algumas competições eu acompanhava através do computador (via streaming). Quando percebi que estava vendo um jogo na tela do computador ao invés de assistir na bela TV da Sala, percebi que meu home office deu certo.

Lembre-se, você não está em casa e sim no escritório trabalhando

Um problema que eu senti no começo foi o isolamento. Eu não via mais pessoas e isso estava me incomodando.

A solução que eu dei foi às vezes ir trabalhar em algum lugar que tinha Wi-Fi liberado. Geralmente eu ia, tomava um café, comia alguma coisa e fica lá a tarde toda.

Com o ápice das redes sociais, esse isolamento acabou. O Twitter e o Facebook, por exemplo, era o meu cafezinho na firma. Claro que as redes sociais sugam o seu tempo e tal, mas aí entra a disciplina, mais uma vez, para colocar elas no seu devido lugar.

Se você pretende trabalhar em casa, lembre da minha experiência. Coloque na cabeça que você DEVE seguir uma ROTINA e PRECISA ter DISCIPLINA para que as coisas possam dar certo.

Bem, prometo que farei um outro post de como meu home office mudou com a chegada do Padawan. Foi pequenas mudanças que eu realizei e que deram certo (já são quase 05 anos que ele nasceu).

Imagem http://www.shutterstock.com