O Padawan adora cinema. Sempre quando passa por um no Shopping fica gritando Cinema! Cinema!. Ele começou a “ir ao cinema” quando tinha três meses com o projeto Cinematerna.org.br. Mas dormia o filme todo. Quando fomos ver Rio em abril de 2011 ele começou a assistir o filme inteiro! Olhava para a tela, apontava, ria e levava susto! Muito bacana ver seu filho assim, envolvido com aqueles 24 frames por segundo.

No filmes 3D for you shrek
O 1º filme do Padawan: Shrek 4

Mas agora enfrentamos um problema sério: os filmes 3D. A maioria dos lançamentos estão dando preferência para esse formato. Já tentamos ir umas 3 vezes e não achamos filmes em 2D. Eu, particulamente, odeio filmes 3D:

  • Tira o brilho da tela;
  • Óculos incomoda pois tenho de coloca-lo por ima do meu;
  • É mais caro;

E ainda tem o pior problema de todos: não é aconselhado para crianças menores de cinco anos :/

Estudos realizados apontam que existe uma forte estimulação sensorial provocada pelo 3D. “A forte estimulação sensorial pode ter implicações para o sistema nervoso central“, defende a neurologista Teresa Paiva. O 3D pode ocasionar cefaléias, distúrbio do sono e a sensação de after image.

Rio com o Padawan
Assistindo Rio em abril de 2011

Sério, eu não quero isso para o Padawan. E tenho certeza que todos os pais também não querem! Por isso evito e não irei levar o Padawan antes dos cinco anos de idade ao cinema 3D. E, espero, sinceramente, que os cinemas PENSEM nesse problema e coloquem em cartaz os filmes, principalemte infantis, em 2D.

Uma observação: Fui no domingo passado com o Padawan assistir Piratas Pirados em 2D. E, adivinhem? Sala LOTADA de crianças de todos os tamanhos! Ou seja, não é desculpa perder público por não passar em 3D.

Fonte: Via e Via

Tenho a péssima mania de postar sem revisar o texto. Se houver algum erro neste post, selecione-o e pressione Shift + Enter ou Clique aqui para me informar. Obrigado!