No documentário O Começo da Vida – que alias fiz uma resenha aqui e você precisa assistir esse filme- fizeram uma reflexão bacana do papel do pai na educação/criação dos Padawans.

Os pais não devem AJUDAR as mães. Isso é errado. Quem ajuda é uma pessoa que dá um suporte provisório a uma outra pessoa. Não existe dessa de o pai ajudar a mãe. O pai faz parte da família e o DEVER dele é de estar presente e PARTICIPAR de tudo.

Os pais estão mais participativos hoje em dia. Culturalmente os homens não tinham esse papel de dar banho, trocar fraldas, levar na escola, ajudar no dever de casa, fazer comida etc etc. Mas as coisas estão mudando e o que mais vejo são pais engajados na criação dos seus Padawans.

Os pais não devem ajudar as mães e existe uma ótima razão para não fazem isso 01

No mesmo documentário tocam em um assunto um pouco delicado em relação a paternidade. Os pais que cuidam dos filhos – ficam em casa quando a mãe trabalha fora – geram espanto. Existe ainda uma certa estranheza sobre isso.

Você acha exagero? Sabia que um pai foi expulso do Espaço Família de um Shopping  pois uma mãe queria amamentar?

Segundo a esposa, a postura mostra como os pais são desencorajados a estarem presentes no dia a dia dos seus filhos, como se a responsabilidade fosse uma tarefa feminina.

Os pais não devem ajudar as mães e existe uma ótima razão para não fazem isso 02

Olha como a nossa cultura ainda está se adaptando ao pai presente! Os pais ainda são um estranho no ninho nessa nova família. As mães precisam incentivar e até ensinarem os pais a realizarem certas tarefas. Encorajar é o primeiro passo para que a relação familiar seja de união plena.

Aqui em casa estamos no caminho certo. Erro MUITO com o Padawan e com a Youngling, mas com o apoio da Fá estamos firmes e fortes em nossa criação conjunta. Conheço vários casais de amigos que fazem a mesma coisa. E sabe porque todos fazemos isso? Para ganharmos medalhas e reconhecimento? Nope! Fazemos isso para a felicidade dos nossos filhos.

Vamos lá, mundão, deixe os pais participarem mais desse negócio chamado família!

Imagens via http://www.shutterstock.com