Padawan já consegue ler, mas ainda daquele jeito. Sílaba por sílaba, se perde quando a frase é grande e dá algumas engasgadas e berros nos chamando quando não consegue decifrar alguma palavra.

Tudo absolutamente normal. Nessa fase ele ainda está montando mentalmente as letras, as sílabas e as frases e o papel dos pais e terem paciência nesse momento tão mágico que é a alfabetização. Sem atropelos, sem forçar barra – até porque a alfabetização completa é até os 8 anos de idade.

Bem, ao ver esse webcartoon da Lunarbaboon e me choquei. COMO ASSIM EU, NERD, COM COLEÇÃO DE QUADRINHOS, NÃO PENSEI NISSO?

As histórias em quadrinhos ajudam para despertar o interesse pela leitura e pela escrita dos Padawans e para sistematizar a alfabetização. Como as HQs em geral unem palavra e imagem, elas contemplam tanto alunos que já leem fluentemente quanto os que estão iniciando, pois conseguem deduzir o significado da história observando os desenhos.

E fora a curiosidade em saber o que está escrito dentro dos balões cria o gosto pela leitura e, assim, os gibis podem ter grande eficácia nas aulas de alfabetização!*

Pô, vou começar a cavar minha coleção do Batman (tenho mais de 1000 gibis) e apresentar para o Padawan. Claro que vou atrás da Turma da Mônica também e deixarei o moleque livre para desbravar esse lindo universo!

Então fica a dica. Se o seu Padawan está começando a alfabetização ou já é, incentive o uso dos quadrinhos!