Certeza que você tem uma marca/cicatriz da vacina BCG em seu braço. Essa vacina é composta pelo bacilo de Calmette & Guérin, obtido pela atenuação do Mycobacterium bovis, umas das bactérias que transmitem a tuberculose. Ela é considerada obrigatória e deve ser tomada o mais cedo possível.

Porém tinha um dado que eu desconhecia: se por acaso o organismo da criança não desenvolver marca/cicatriz, é necessário revacina-la. A marca/cicatriz é sinal que o corpo criou anticorpos e se ela não desenvolve é sinal que o organismo não está imune à tuberculose.

Porém as coisas mudaram através da Nota Informativa n° 10/2019 da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunização. A partir de agora NÃO SE DEVE REVACINAR crianças vacinadas com BCG que não desenvolveram cicatriz vacinal INDEPENDENTE DO TEMPO transcorrido da VACINAÇÃO.

Ou seja, a não formação de cicatriz não significa que a criança não desenvolveu imunidade à tuberculose. E se o pediatra do seu Padawan recomendar a revacina da BCG por causa da ausência da marca/cicatriz, fale com ele sobre isso.

Segue link da Nota Informativa n° 10/2019.

Imagens da marca/cicatriz da BCG via https://www.shutterstock.com