Em 2013 ensinei o Padawan a usar banheiros públicos e até fiz um post desses meus  ensinamentos:

  1. Limpar a privada com papel higiênico;
  2. Forrar com o papel higiênico toda a privada;
  3. Pegar uns 30 cm de papel higiênico, dobrar e colocar devagar dentro da privada.

Quatro anos depois, fico orgulhoso que o Padawan assimilou meus ensinamentos. Hoje quando vamos em algum banheiro público, ele não toca em nada, cobre a tampa da privada e coloca o papel higiênico dentro da privada, evitando assim a turbulência da água.

E, claro, lavar a mão com sabão depois de sair.

Recentemente o NEXO fez uma reportagem invalidando o meu ensinamento 2. Forrar com papel higiênico a privada é inútil, pois as evidências sugerem que outras superfícies no banheiro, como a válvula da descarga e a maçaneta da porta, têm tantos microorganismos quanto o assento sanitário – em alguns casos, até mais.

A razão é que quando damos a descarga, micropartículas de água do vaso sanitário se espalham pelo banheiro juntamente com as bactérias e vírus. Ao darmos a descarga ou abrir a porta do banheiro a chance do E.Coli ( causa intoxicação alimentar e geralmente é encontrada nas fezes) ir parar na sua mão e você se contaminar é enorme.

Ou seja, só seria eficaz se forrássemos todo o banheiro e não só a tampa da privada.

Então o que devemos fazer? Bem, manter os 3 ensinamentos e reforçar MUITO BEM um quarto: lavar muito bem as mãos.

Então pais e mães, reforcem sempre que lavar a mão é fundamental. Mesmo que não tenha tocado em quase nada, um pouco de sabão e água pode nos livrar de algumas sérias doenças.