Algo que defendo – e muito – é que os pais precisam estar nas redes sociais. Ok, você não gosta, não quer expôr sua vida e tal? Faça um perfil fake, avise sua esposa sobre ele e monitore o que seus Padawans estão fazendo nas redes sociais.
Você deixaria seu filho de 12 anos sozinho brincando em uma pracinha na rua? Então, mesma coisa nas redes sociais. Os pais devem monitorar – tomando o cuidado para não invadir a privacidade – dos seus filhos.
Uns amigos já passaram por um problema de cyberbullying. Eu tive de intervir, monitorar o Facebook do Padawan dele e tudo mais. O lance foi tão pesado que ele teve de sair da escola e várias pessoas foram expulsas.
Claro que o pai ficou absurdamente nervoso e fez duras críticas às redes sociais.
Depois que passou tudo, expliquei que foi graças às redes sociais que descobrimos o que estava ocorrendo. Se tivesse ocorrindo apenas na escola, no mundo offline, possivelmente eles não saberiam que o filho estava sofrendo um bullying pesadíssimo.
A Norton fez uma lista com 10 sinais que os Padawans apresentam quando são vítimas de cyberbullying. Essa lista você tem de salvar e ler de tempos em tempos. Muitas vezes está ocorrendo algo sério com seus filhos e eles não conversam por vergonha ou medo da falta de compreensão.
Porém o corpo fala e precisamos estar atentos às reações deles. Confira:
- Demonstram nervosismo ao receber mensagens ou e-mails;
- Alteração nos hábitos de uso dos dispositivos: evitar um aplicativo ou usá-lo em excesso pode ser um sinal;
- Inventam desculpas para faltar na escola;
- Começam a ser muito reservados sobre sua atividade virtual;
- Se isolam da família e amigos;
- Sinais físicos: falta de sono, dor de estômago ou de cabeça e ganho ou perda de peso;
- Apresentam dificuldades em acompanhar as tarefas escolares e apresentam alterações de comportamento;
- Queda no desempenho escolar;
- Aparentam raiva, frustração ou tristeza, particularmente após se conectar à internet ou depois de usar o smartphone;
- Deletam os perfis nas redes sociais.
Nelson Barbosa, engenheiro de segurança da Norton, ressalta a importância do diálogo com os Padawans. Ela é chave para combater o cyberbullying:
“Caso a criança ou adolescente demonstre um ou mais destes sinais, os responsáveis precisam redobrar a atenção e incentivar a conversa sobre o que está acontecendo. Outra ação recomendável é compartilhar a preocupação com professores e orientadores educacionais da escola”.
Fica a dica Pequenos Gafanhotos. Vamos ficar atentos, pois o cyberbullying é real e não para quando seu Padawan chega em casa.
Via Blog da Norton // Imagem Via https://www.shutterstock.com/