Em vários países o Dia dos Namorados é comemorado em 14 de fevereiro, o famoso Valentine’s Day (Dia de São Valentim).
Um pouco da história do São Valentim:
O bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.
Além de continuar celebrando casamentos, ele se casou secretamente, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte.
Enquanto estava preso, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”. Wikipédia
Bonitinho, não? Porém no Brasil, decidiram mudar essa data por uma questão comercial.
As vendas no mês de Junho sempre eram fracas no Brasil. Então a loja Exposição Clipper contratou a agência Standart Propaganda, cujo o proprietários era o João Doria, pai do ex-prefeito de São Paulo João Doria Jr., para melhorar os resultados das vendas nesse mês.
Como dia 13 de Junho é a celebração de Santo Antônio, o Santo Casamenteiro, achou de bom grado colocar o Dia dos Namorados no dia 12 de Junho. Com o slogan “Não é só com beijos que se prova o amor!”, foi criando no Brasil o Dia dos Namorados em 1948.
A dica que eu dou para os Jovens Padawans, é que se dane qual data é do dia dos namorados! Quer aproveitar dia 14 de Fevereiro, ok! Quer também curtir no dia 12 de Junho? Sem problemas. Porém não se esqueça que amar não se restringe em apenas dois dias ao ano.
E fiquem com o Doddle do Valentine’s Day de 14/02/2012,com a música de Tony Bennett, “Cold, Cold Heart”