Ótimo texto do Colaborador Nerd Caio Tulio de como o videogame pode ser útil na relação pai e filho, educação e difusão da cultura nerd.
Nerd Pai
Os jogos de videogame podem ser um bom meio para a união entre pai e filho. Mas também podem ser uma maneira de afastá-los caso não esteja sendo usado corretamente.
Sentar no chão com o controle na mão ao lado de seu filho é a principal medida a ser tomada. Assim os dois conseguem garantir belos momentos de comunhão e distração, principalmente quando se está fazendo algo que gostam. O segredo é não levar a situação a sério e deixar claro que a união é o mais importante de todo o processo de jogatina.
Caso seja um jogo de competição, passar a ideia de que o importante é competir e sempre se divertir, é essencial. O sentimento de rivalidade não é nada bom, muito menos quando de trata de Padawans. Um exemplo desse tipo de jogo é Mario Kart.
Ficar atento à faixa etária dos jogos também é algo imprescindível. Você não quer o seu filho utilizando golpes de Street Fighter no filho do vizinho (lembram do Zangief Kid?) . Mas também tem que estar de olho no exagero para não impedir a criança de desenvolver suas habilidades.
Estimular a criatividade através do videogame é uma boa pedida. Jogos que o seu filho tenha que desenhar e escrever são ótimos para isso. A melhor postura nesse momento seria dar o ponto de partida para que o filho criasse junto com você, o desenrolar do jogo. Que é o caso do jogo Scribblenauts, onde o protagonista resolve desafios utilizando qualquer coisa que venha na cabeça do jogador, desde que conste no banco de dados do game.
Faça disso uma boa experiência! Colher bons frutos no futuro será inevitável.