Existem sites, blogs, perfis no Twitter e fanpages que tratam desse assunto: infância livre de consumismo. Todos eles são contra a forma que a publicidade é dirigida às crianças.
Nossos Padawans são bombardeados absurdamente por publicidade de brinquedos nos intervalos de seus programas favoritos. Seu filho vendo Ben 10 e aparece o último lançamento megablaster do boneco que corre e fala. Como lidar? Eu digo: controlando e mediando o que seu Padawan assiste.
Jogar a responsabilidade para o Governo em regulamentar as propagandas direcionadas às crianças é uma forma de terceirizar a educação do seu filho. Ora, você, pai e mãe, deixam eles assistindo sozinhos a televisão? Não é melhor assistir com eles, mediando o que eles estão vendo? Ao aparecer uma propaganda de um brinquedo e ele começar a mostrar interesse, converse. Fale que ele já tem vários. Aí nesse momento você pega um brinquedo antigo e comece a brincar com ele.
Claro que estou falando de Padawans pequenos, de 01 a 03 anos de idade. Os maiores já assistem sozinhos e tal. Porém se eles são educados desde pequenos o consumismo acaba ficando de lado e será uma preocupação a menos para os pais. O erro esta em usar a televisão como babá. Evitem isso ao máximo!
Dia das Crianças esta chegando. Padawan vai ganhar um presente? Sim, iremos dar um presente que tanto eu como a Fá iremos brincar com ele e não um para que ele fique sozinho brincando. Assim ele dará muito mais valor ao brinquedo e não perderá o interesse tão fácil. Não será um presente vazio.
Pai e mãe, você tem o poder de educar corretamente o seu Padawan. Comece a participar mais da sua vida. Assista televisão com ele. Converse e viva uma vida longe do consumismo. Pare de culpar governos e faça a sua parte. É difícil? Sim, ninguém disse que é simples, mas não é impossível. Só depende de você e de mais ninguém.
Imagem Via