Confiram um relato real do Marcio Rolim, que teve seu carro roubado e conseguiu recuperar usando o Buscar meu Iphone
Nerd Pai
Sou fã de tecnologia. Quem me acompanha nas redes sociais vê que sempre estou testando produtos e serviços, principalmente os da Apple. Tenho o iPhone desde sua primeira versão e sua atualização de hardware e software é muito grande até a versão atual do aparelho, o iPhone 5.
Um dos recursos que poucos dão atenção e eu sempre incentivei amigos a utilizarem é o Buscar meu iPhone. Poucos ativam ou até mesmo conhecem o recurso. Essa é uma funcionalidade nativa nas ultimas versões do iOS e desde o ano passado se tornou também gratuita.
Trata-se de um recurso que lhe permite localizar o iPhone através do site icloud.com. Você visualiza o aparelho em um mapa e sua precisão é muito boa. Além de visualizar você pode bloquear remotamente, mandar uma mensagem ou som e em último caso apagar todos os seus dados.
Já utilizei várias vezes esse recurso, na maioria das vezes porque deixei o iPhone no carro ou em algum cômodo da casa e mando o comando de emitir um som e vou atrás do aparelho.
Felizmente esses dias pude comprovar pessoalmente a utilidade e eficiência deste recurso da pior forma possível.
Dia 24 tive um carro roubado quando chegava em casa. Três moleques armados pediram o carro e fugiram. Não tive reação. Fiquei tão chocado que nem vi para que lado foram. Dentro do carro, em um porta treco qualquer, estava um iPhone 4S. Por alguns segundos fiquei desesperado pois o carro era novo, havia tirado da concessionaria há apenas 10 dias e não tinha sequer recebido a apólice do seguro. No desespero lembrei do iPhone dentro do carro e imediatamente fui ao computador procurar o carro. Acionei o Buscar meu Iphone e o pontinho verde estava ali, parado, há uns 3 KM de casa. Peguei o iPad e lá fui eu e mais dois amigos atrás do iPhone e junto com ele, o carro.
No caminho chamei a polícia e quando estava perto (uns 200 metros) do ponto verde localizei o carro parado em uma travessa da avenida que eu estava seguindo. Passamos pelo carro e com a policia na linha dei a localização. Parei umas 3 quadras distante e fiquei aguardando a polícia. Não levaram 3 minutos e já chegaram ao local. A polícia chegou e o carro estava trancado. Olhei então para o iPad e o pontinho verde estava três quadras longe dali. Achei estranho mas chamei o policial e ele disse que possivelmente pegaram os pertences e estão fugindo! Vamos atrás!
Entrei na viatura e fomos ao local que o ponto verde indicava. O ponto mostrava praticamente no meio de uma rua, de um lado uma escola e do outro residências. Os policiais resolveram chamar os moradores em frente e pediram permissão para entrar e averiguar telhados e áreas externas. O ponto continuava fixo ali… Às vezes se movimentava pouco, mas na maioria das vezes fixo, no meio da rua, mais próximo da calçada da escola. Nada suspeito nas casas. A atenção se voltou para a escola, mas seria um problema pois quase 1000 alunos com idades de 8 a 12 anos estavão lá dentro.
Os policiais acharam prudente não entrar na escola, poderia gerar maiores transtornos e legalmente eles não poderia fazer isso. Diante da situação fui ao último recurso: solicitei o alerta sonoro. Sabia que isso poderia alertar primeiramente quem estava com o aparelho e que poderia desligar logo em seguida, mas isso não aconteceu. Durante 20 minutos fiquei enviando o pedido de aviso sonoro e tentando ouvir qualquer apito. Entrei na escola e andei pelos corredores e nada! Estava quase desistindo quando, na porta da escola e inconformado com o ponto verde fixo na rua, avistei a poucos metros uma caçamba de entulhos. Cheguei perto e muito baixinho ouvi o som o iphone. Imediatamente gritei e os mais de 20 policiais que estavam por ali correram até a caçamba e começaram a retirar os entulhos. O aparelho foi localizado intacto e embrulhado em um jornal. O papel tampando o alto falante abafou e muito o som do aparelho, por isso não escutávamos.
Graças ao “Buscar meu iPhone” encontramos o carro e o aparelho. Bens materiais recuperados.
Ah claro, depois da empolgação de vários policiais ao caçar o ponto verde veio a bronca do comandante da operação: VOCÊ NUNCA DEVE IR ATRÁS DOS BANDIDOS!!! De fato foi precipitado. Se algo semelhante lhe acontecer nunca reaja nem tente fazer isso sozinho.
Peça sempre ajuda dos policiais e ative o Buscar meu iPhone dos seus iGadgets.