Li o texto da Alicia onde ela defende que a sexualização das crianças é causada pela personalidade ou pela falta de orientação. Já li vários textos sobre isso e cheguei na conclusão que a sexualização, cada vez mais cedo, é culpa sim da falta de orientação dos pais e dos educadores. Mas vamos trocar aqui personalidade por instinto.
Nós ainda somos “bichos“. Nossos instinto ainda não foram totalmente suprimidos. Um estudo realizado com adolescentes conclui que a menstruação chega mais cedo para as meninas que moram com os padrastos ou longe dos pais. A razão? O pai biológico não influência apenas por ser um pai, e sim pois geneticamente somos programados para ver nossos pais como assexuados e o nosso olfato pode ser o responsável.
Um padrasto, pois mais paizão que ele possa ser, no instinto da Jovem Padawan ele é um homem. E isso ativa a sexualidade mais cedo. Somos programados para reproduzir e isso é um instinto muito forte ainda e, acredito, que não iremos suprimi-lo totalmente.
Mas acredito MUITO que a orientação dos pais, do padrasto e dos educadores influência demais a sexualização das crianças. Olhem esse vídeo abaixo. Um adulto (possivelmente um professor em uma escola) gravando Jovens Padawans dançando de uma forma sexy:
Esse tipo de dança NÃO é uma manifestação social, e sim uma tentativa vulgar de tornar essas crianças populares, exatamente como disse a Alicia em seu texto. Ser popular hoje é ser sexy. E eu acho triste isso.
O que você acha? A sexualidade é culpa de quem? Podemos orientar e evitar que crianças parem de ser crianças tão cedo ou nossos instintos são implacáveis?