Tenho amigos que não participam de nenhuma rede social. Só para vocês terem uma ideia, tenho um que a assinatura do email dele é Usuário do Sistema. Quer dizer, configuraram para ele o email e nem a assinatura a criatura sabe arrumar! Claro, isso é uma opção dele! Ninguém é obrigado a ter redes sociais. Mas com essa atitude mora um grande perigo, pois sua filha, com 12 anos, gosta das redes sociais….
Mesmo que você não goste, você PRECISA saber como funciona e, assim, proteger seus filhos nas internet. Como o mundo offline, o online também apresenta perigos. E para facilitar a vida de todos os pais e Padawan, a GVT dá várias dicas de segurança.
O Guia para Uso Responsável da Internet da GVT está bem completo! Você terá dicas sobre Redes Sociais, Conversas Online, Jogos Online, Cyberbullying entre outras. São 14 tópicos importantíssimos que vão ajudar seus filhos a terem segurança online. Um exemplo do que a GVT postou sobre algumas formas de cyberbullying:
25% dos internautas com idade entre 9 e 16 anos possuem perfil público nas redes sociais.
- E-mails e mensagens com ameaças, xingamentos e agressões;
- Envio e publicação de fotos constrangedoras. Edição de imagens para ridicularizar a vítima;
- Espalhar mentiras na rede;
- Se passar pela vítima online e postar um conteúdo que a comprometa (em uma conversa com outra pessoa, por exemplo).
Ok, você não quer e nem é ativo na Internet, mas isso não significa que você é irresponsável, certo? Guarde o endereço dessas dicas da GVT e leia e releia, pois pais responsáveis garantem uma Internet responsável para os Jovens Padawans.