O Padawan tem horas que perdemos o controle dele. Ele faz birra, manha, xinga e por aí vai. Porém somos firmes e impomos limites. Padawans precisam ter e respeitar os limites, pois é assim que ele é educado para viver em sociedade.
Claro que não é fácil. Dizer sim para eles é bem mais fácil que dizer não. O não gera frustração e, para muitos pais, ver o filho sofrendo é inadmissível. E é justamente esse ponto que o livro Crianças francesas não fazem manha discute.
Comecei a ler recentemente e percebo que fizemos muitas coisas certas com a criação do Padawan. Algo primordial retratada nesse livro é que a educação francesa, desde os primeiros meses de vida da criança, prega que elas devem aprender a esperar. Essa é a chave.
Ao fazer um Padawan esperar diminuirá a ansiedade por querer algo e, assim, ele consegue lidar mais fácil com a frustração. O que ocorre hoje onde o filho é o REI da casa:
– Pai, eu quero sorvete!!!
Que sabor?
– TODOS!
Rapidamente o moleque está com o sorvete nas mãos.
E como deve ser:
– Pai, eu quero sorvete!!!
Filho, agora não, pois você acabou de lanchar. Depois do jantar eu te dou.
– EU QUERO AGORA!!!
Se continuar sem paciência nem depois do jantar você irá comer sorvete, ok?
Aqui você está ensinando o seu filho que tem hora para tudo e ele precisa ter paciência. Só porque ele quer naquele minuto ele vai ter? A vida é assim Pequenos Gafanhotos? Se você criar seu filho dessa forma, se prepare para que ele sofra, e muito, no futuro.
Claro que precisamos relevar algumas coisas no livro crianças francesas não fazem manha, pois acaba não sendo a nossa realidade e tal. Mas o primordial é ensinar nossos Padawans a esperarem, pois isso é fundamental para que eles sejam adultos felizes e equilibrados.
Crianças francesas não fazem manha esta à venda por R$ 20,93.