Quando somos pais descobrimos as dezenas de vacinas que os nossos Padawans precisam tomar. Uma dessas vacinas é contra a coqueluche.
A coqueluche, que também é conhecida como tosse comprida, é uma doença infectocontagiosa aguda do trato respiratório transmitida pela bactéria Bordetella Pertussis. Os sintomas são febre baixa, coriza, tosse seca e comprida e dificuldade de respirar.
O tratamento é feito em casa e tal. Porém a coqueluche está crescendo em todo o mundo, inclusive no Brasil, pois é necessário que a vacina tenha um reforço de 10 em 10 anos. E isso não está ocorrendo e, infelizmente, quem é mais afetado são os Jovens Padawans de até 05 anos de idade.
Por mais que queiramos proteger nossos filhos, esquecemos que não basta apenas as vacinas deles estarem em dia. Esquecemos de algo muito importante: a vacinação dos pais.
A vacina da coqueluche, como disse, vai perdendo a força com o passar do tempo. A última dose da vacina é recebida aos cinco anos de idade. Ou seja, os Jovens Padawans começam a ficar suscetíveis à bactéria ao passar do tempo. E como os pais não se vacinam mais, por esquecimento ou desinformação, a bactéria Bordetella Pertussis começou a se espalhar novamente.
Segundo a Dra. Isabella Ballalai, presidente da Comissão de Revisão de Calendários e Consensos da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) é recomendado fazer um reforço da vacina a cada 10 anos para manter a proteção contínua:
“A única forma efetiva de prevenção é a vacinação. Além do esquema vacinal na infância, é necessário que todos os adolescentes e adultos tomem as doses de reforço, principalmente aqueles que convivem com bebês, como pais, irmãos, parentes e babás e outros profissionais. Dessa forma fazemos uma proteção que chamamos de casulo, evitando que a bactéria se aproxime dos mais frágeis”
Confira esse infográfico para que você saiba com proteger o seu Padawan, e você, da coqueluche: