Em 1994 os donos da Escola Base, professores e um perueiro foram acusados de abusar sexualmente de crianças no horário de aula. Lembro que foi um choque e as notícias sobre isso eram diárias. Claro, pela TV, pois ainda não existia internet e nem redes sociais.
A pressão foi tão grande que o delegado responsável pelo caso determinou a prisão de todos. Detalhe: as investigações ainda não tinham terminado. O resultado disso foi que a população depredou a escola, a casa dos acusados e ainda eles foram ameaçados de linchamento.
Exatos um mês depois o atual delegado foi destituído do caso e provou que tudo não passou de um erro das mães dos alunos, do delegado anterior e da imprensa.
Ou seja, TODOS acabaram julgando os envolvidos antes do fim das investigações. O resultado disso foi que a vida deles acabaram. A escola teve de fechar e os donos acabaram sendo estigmatizados pelo resto da vida e tiveram uma vida e fim muito triste.
Hoje as redes sociais tem o poder de noticiar e julgar suspeitos com a mesma intensidade que a televisão de 1994. Hoje nós fazemos e julgamos as notícias.
No Facebook eu vi alguns compartilhamentos sobre um professor que tinha levado alunos de 15/16 anos até sua casa e dado LSD e mantido relações sexuais com eles. Na hora me lembrou do caso da Escola Base.
Várias pessoas já estavam julgando o professor como um estuprador de menores e clamavam por justiça!
Vamos ter calma? Sério mesmo que você vai julgar o professor sem saber de toda a história? Sério que você pode ser responsável por acabar com a vida de uma pessoa e mesmo assim dormir tranquilão?
Não estou defendendo o professor, e sim o direito dele de se defender sem ser julgado e estigmatizado. Claro que ele pode ser culpado, mas deve-se apurar todos os fatos para que injustiças não sejam feitas. E se for, deve pagar lindamente por seu crime.
Ao postar algo em suas redes saiba que você tem uma responsabilidade social. Na hora que sobrar para você, como sobrou para a Rede Globo que teve de pagar mais de R$ 1,300,000 em indenizações, talvez você consiga perceber o seu poder de influenciar as pessoas.
Pense nisso ao julgar algo sem saber de todas as informações. E, lembre-se, isso pode acontecer com você também e o choro será livre