Em 1901 King C. Gillette criou uma lâmina com navalhas descartáveis. E não é difícil entender a razão dele.

Naquela época as pessoas faziam a barba usando navalhas e as mesmas não eram descartáveis. Ou seja, você chegava na barbearia e o cidadão lá pegava uma navalha, a limpava, a afiava e usava em você.

Acredito que era por isso que a maioria das pessoas usavam barba! Só de pensar em usar uma navalha dessa eu entro em desespero.

King Gillette e a primeira lâmina
King C. Gillette e o primeiro barbeador descartável

Pois bem, de 1901 para cá as coisas mudaram muito e hoje fazemos a barba em minutos. Não precisa colocar toalha quente e nada para preparar a pele. Basta usar um bom creme de barbear e um aparelho de barba e você terá um rosto lisinho!

Lembro como se fosse hoje das propagandas da Gillette no Brasil, principalmente quando chegou por aqui o Prestobarba com duas lâminas:

 
Essa propaganda aí é de 1987.

Hoje temos um aparelho de barba que tem 5 lâminas e que garantem não só conforto como precisão ao se barbear. Mais que o dobro que o famoso Prestobarba com duas lâminas.

E tudo isso devemos agradecer ao Sr. Gillette e a empresa que ele fundou.

Segue uma pequena linha do tempo da evolução dos aparelhos de barba:

  • 1903 – Lâminas e aparelhos revolucionários foram colocados à venda, inaugurando a era de produtos descartáveis;
  • 1910 – Gillette produziu um anúncio impresso do Gillette Safety Razor, com imagens de jogadores de baseball famosos, como Honus Wagner. A iniciativa teve um impacto tão positivo que tornou o marketing esportivo um elemento estratégico para o crescimento mundial da empresa;
  • 1926 – A Gillette iniciou suas operações no Brasil, mais precisamente no bairro de Vila Isabel, no Rio de Janeiro, onde foi instalada a primeira fábrica no país;
  • Na década de 60 – Gillette lançou a primeira lâmina de barbear “super inoxidável”. A novidade conquistou de tal modo a preferência dos brasileiros que passou a ser apelidada de “a interminável”.
  • 1960 – A Gillette teve o Rei do Futebol, Pelé, como garoto-propaganda;
  • 1962 – A companhia foi a primeira empresa a promover um concurso para levar um torcedor à Copa do Mundo.
  • 2002 – Foi criado o Gillette for Women Prestobarba, aparelho destinado ao público feminino.