Superman e Mulher Maravilha negros – Por que não?
Stan Lee e Jack Kirby criaram em 1966 o Pantera Negra, o primeiro super-herói negro.
Sua primeira aparição foi em Fantastic Four, Vol. 1, #52 em Julho de 1966. Todos concordam que o Lee e Kirby foram ousados, pois nessa época o racismo era bem forte em praticamente todo mundo.
T’Challa, o alter-ego do Pantera Negra, vive em um reino fictício na África equatorial chamado de Wakanda, que é um local onde exploraram Vibranium. Ao ver seu pai ser assassinado,T’Challa vai estudar nos Estados Unidos para que, no futuro, possa reaver a sua posição como príncipe na sua terra natal.
![]()
De 1966 para cá tivemos vários heróis negros nos quadrinhos, tanto na Marvel como na DC Comics. No cinema alguns heróis se tornaram negros, como foi o caso do Nick Fury e agora do Tocha Humana, no reboot do Quarteto Fantástico.
A ideia aqui não são as cotas e tal, e sim sinalizar que a Cultura Pop sabe que uma sociedade democrática respeita a diversidade.
E justamente pensando na diversidade, Noemia Oliveira e Orlando Caldeira criaram o Projeto Identidade, onde fotografaram atores e desconhecidos negros representando ícones da cultura pop mundial e do Brasil.
Confira:
![]()
![]()
![]()
![]()

![]()
![]()
Claro claro que a Diana é uma Princesa Amazona totalmente ligada à mitologia grega. Mas quem sabe a filha dela não pode ser uma Mulher Maravilha negra, não? 🙂