Vamos lá, não minta, tenho certeza que você no trânsito acaba usando o seu celular para checar emails, brigar no Facebook e mandar fotos nada convencionais para os seus grupos do WhatsApp.
Sabia que o uso do smartphone no trânsito aumenta em 400% o risco de acidentes*? Ok, em baixa velocidade ninguém vai sair ferido fisicamente, mas o seu bolso vai sentir! Ainda mais que muitos carros hoje tem sensor de estacionamento e o para-choque não é apenas mais um para-choque.
Fui convidado pela Ford a conhecer o novo Focus FastBack lá em Gramado – RS. Fábio Sandrin, supervisor de Design da Ford América do Sul, explica a razão do nome FastBack:
“A intenção foi criar um perfil inovador e diferente no mercado, algo que estamos buscando em toda a linha Ford. A traseira se integra à arquitetura do produto sem interferências. Você vê a silhueta e sabe que é um Focus Fastback”
Os irmãos mais velhos do Focus FastBack, o Maverick, Mustang e o Fusion, foram a inspiração para a turma da Ford distanciar do desenho tradicional que domina o segmento dos sedãs, com inovação e esportividade.
Nem preciso dizer que o Focus FastBack ficou lindo, certo?
O carro ainda conta com tecnologia de ponta. Um dos destaques, que eu fiz questão de testar, foi o assistente de frenagem autônomo.
O Focus FastBack tem um sensor de reflexão de luz que detecta elementos da traseira dos veículos, como a placa, brake-light, lanternas e os refletores de para-choque, e ao detectar uma possível colisão ele aciona automaticamente os freios!
Eu testei o assistente de frenagem autônomo e vou te dizer que é absurdamente fantástico!
Lá em Gramado colocaram 09 blocos de tecido para simularem um carro. O bonitão aqui fez dois testes.
O assistente de frenagem autônomo tem dois modos:
- Até 20 Km/h o Focus aciona automaticamente os freios e evita a colisão;
- Até 50 Km/h o Focus aciona automaticamente os freio, mas não para o carro por completo, reduzindo significativamente o impacto ;
Pois bem, meu primeiro teste foi a 50 Km/h. O Focus freou e a colisão foi de leve. Apenas dois blocos de tecidos caíram e não foram arremessados. Ou seja, se fosse a traseira do seu carro os danos seriam pequenos em comparação a uma batida direta a 50 km/h.
Já a 20 km/h o negócio é assustador de tão bom! O carro dá uma bela brecada e evita totalmente a colisão! Sério, você chega até levar susto quando o carro breca sozinho. Com disse Arthur C Clarke, Qualquer tecnologia suficientemente avançada não se distingue de mágica.
E foi isso que senti: mágica!
E isso é só o começo, Jovens Padawans! Vamos ver o que nos reserva o futuro e, certamente, colisões traseiras serão coisas do passado e você poderá usar seu smartphone tranquilão (mentira, nunca use celular na direção, ok?)
Conheça mais do Focus FastBack no site da Ford e confira alguma fotos:
Fotos Divulgação