Jovens Padawans, vocês não terão para onde fugir: o futuro nas grandes cidades será sem carro.
Muitas cidades ao redor do mundo já começaram a mudar como a população se locomove. Nova Iorque, Londres, Tokyo, São Francisco, Barcelona e São Paulo estão fortemente investindo em ciclovias e fortalecendo o transporte público.
E não se esqueçam que os temidos pedágios urbanos já estão pipocando por várias cidades.
A razão disso é bem simples e você sempre deseja isso: JUSTIÇA.
Em uma cidade – São Paulo no caso – que apenas 38% da população usa automóvel para se locomover de casa- trabalho-casa, é justo a maioria das ruas serem reservadas para os carros?
Confira esse GIF que praticamente desenha isso:
Entenda que você não é um Floquinho de Neve Especial™ e a cidade não tem de se adaptar as suas necessidades, e sim nas necessidades da maioria!
Agora só porque as cidades estão caminhado para um futuro sem carros isso não significa que você fique sem carro! São coisas totalmente diferentes e infelizmente muitos pensam assim pois a DICOTOMIA está cegando tudo e todos!
Pequeno Gafanhoto, tenha o seu carro, até dois, mas saiba usá-lo.
Vai sair à noite com a namorado/namorada? Vá de carro, oras (mas não beba)! Vai para uma reunião à trabalho do outro lado da cidade? Vá de carro! Onde você mora não tem metro e nem ponto de ônibus perto? Vá com a porcaria do carro!
Entenda que existe pessoas que PRECISAM usar o carro no dia a dia, mas isso não significa que as necessidades DELAS passem por cima da grande maioria da população.
Com o meu Padawan já comecei a mudar alguns hábitos. Antes até para ir no mercado usávamos o carro! Agora vamos a pé!
– Pai, por que não vamos de carro?
O mercado é pertinho! Vamos andando para fazermos exercício! Você não quer ficar forte igual ao Superman?
– QUERO SIM! Vamos andando!
Use o carro de uma forma racional que você perceberá que ganhará não só tempo, pois não ficará no trânsito, como também saúde! E entenda que o futuro das grandes cidades será com menos carros.
Você pode ser mais forte, mas o futuro é mais inteligente. Não bata de frente com ele pois certamente você irá perder.
Imagem trânsito via http://www.shutterstock.com / GIF via Washington Post