Certa vez estávamos em um hotel e estava tendo conferência de protéticos especializados em pernas mutiladas.
No café-da-manhã o Padawan ficou olhando para a perna de uma pessoa e saiu correndo para perguntar a ela o que era aquilo. Claro que a pessoa abriu um sorrido e explicou para o Padawan o porque ele usava aquela coisa metálica e vermelha.
– Eu perdi a perna em um acidente e esse negócio aqui me ajuda a andar.
“Nossa, é tipo uma armadura do Homem de Ferro?”
– Mais ou menos, mas a tecnologia aqui é digna dos filmes
Ao agradecer a paciência por ter explicado ao Padawan o que era uma prótese, ele disse estava acostumado e acha bem bacana a curiosidade das crianças, pois antes com as próteses bege – aquelas que imitam a pele – assustavam todos em volta e a molecada ficava com medo.
Impossível não pensar nos Padawans nessas horas. Perder um membro não deve ser fácil. Porém algumas empresas estão suavizando isso e transformando essa situação desconfortável em algo aceitável.
A Open Bionics – através da impressão 3D – está projetando próteses no estilo do Homem de Ferro, da Elsa e do Luke Skywalker para crianças (certeza que vai ter marmanjo querendo também).
O mais bacana é que as próteses infantis são Open Source e a Disney abraçou a ideia!
Lembrei do Padawan ao ler sobre a Open Bionics no MeioBit. O Cardoso brincou ao dizer que muitas crianças ficarão tristes por terem dois braços! Pode soar humor negro, mas a molecada pensa assim mesmo!
Padawan ao voltar à mesa depois de conversar com a pessoa com a prótese vermelha disse que queria uma daquela para colocar na perna. Expliquei que ele tem duas pernas e não precisa. Aí ele disse:
Não tem com eu tirar uma perna?
Pois é…..
Já fiz um post aqui sobre a ONG Not Impossible que levou uma impressora 3D para o Sudão e começou a “imprimir” membros para as pessoas amputadas por causa da guerra regional e um outro onde uma Padawan de 07 anos fez sua própria prótese usando uma impressora 3D.
Ou seja, logo logo as impressoras 3D vão imprimir muito mais que próteses. E tendo empresa como a Open Bionics me dá um pouco de alívio que o mundo pode ser mais leve para os Padawans que já entraram na vida no modo hard.