Vejo sempre pais de primeira viagem comentando que a tranquilidade e o descanso dura exatamente o período entre as mamadas dos Padawans.
Eu achava isso também. O Padawan chorava, a Fá vai dar de mamar, logo em seguida capotava e acordava algumas horas depois.
Era um ciclo sem fim….
Bem, como eu queria ser um pai participativo, acordava junto com a Fá e ficava lá – ao lado dela – dando assistência quando ela dava de mamar para o Padawan. Pegava um lencinho que caia no chão, ajustava as luzes e coisas do tipo.
Quando fomos a pediatra, comentamos isso. Ela olhou pra gente, tirou o óculos e falou com a maior calma do mundo:
Para que o pai vai junto na hora de mamar? Qual a necessidade disso? Pai, fique dormindo, descansando, pois quando a mãe precisar REALMENTE de você, é fundamental que esteja bem descansado!
Baixou a cabeça, começou a escrever algo no papel e voltou a falar:
Vocês são um time e nada adianta se os dois estiveram cansados. Se revezem! Na hora de uma emergência – e sempre terá uma emergência – é importante que um dos dois esteja descansado.
Começamos a fazer isso e o resultado foi sensacional.
Quando a Fá dava de mamar, eu dormia. Se ela precisasse eu acordava prontamente e estava lá ajudando. Quando a Fá estava cansada demais para trocar as fraldas, ela ficava dormindo e eu fazia o trabalho sujo.
Entenda que uma hora o cansaço bate e é necessário que pelo menos um de vocês esteja bem disposto! Um casal PRECISA e DEVE fazer um trabalho em equipe.
Pais, acreditem, você não será um paizão apenas ficando ao lado da sua esposa quando ela amamenta. Ser um paizão não se resume a isso. Claro que você pode ir para curtir a família. Não é esse o ponto. O ponto é: vocês são um time e o trabalho em conjunto é bom para todos.
Imagem Via http://www.shutterstock.com