Quem tem cachorro sabe a felicidade que eles ficam ao entrarem no carro! A razão é que amam ficar com o vento batendo nas fuças.
O site Mother Nature Network fez uma pesquisa sobre essa curiosidade canina e descobriu que a compulsão dos cães de ficarem na janela do carro é que eles ficam chapados quando fazem isso. Exato, é como uma droga para eles.
Todos sabem como é sensível o olfato dos cães. Quando eles chegam em um novo ambiente, eles usam seu olfato para mapear todos os lugares. Nós fazemos isso com a visão, eles com o olfato.
No momento que eles são colocados na janela de um carro, o vento que bate na carinha deles faz com que eles tenham uma overdose de informações olfativas. São centenas, milhares de cheiros diferentes que fazem os cães literalmente pirarem.
Ao abrir a janela, um cão recebe uma visão caleidoscópica do mundo através de seu nariz pois os aromas estão mudando o tempo todo. Nós – os seres humanos- somos animais visuais….mas um cão vive pelo nariz – Stanley Coren – especialista em comportamento de cachorros e professor de psicologia na Universidade de British Columbia.
Outro fator – que está diretamente ligado a isso – e o gene de lobo que eles ainda carregam. Lobos eram aventureiros, sempre estavam explorando e usando muito o olfato. Ao andar de carro, os pinscher – por exemplo – podem sentir tudo isso que seus ancestrais sentiam.
Ou seja, andar de carro para os cães é como se fosse uma droga. Maluco, não?
imagem via http://www.shutterstock.com