Os nadadores americanos Gunnar Bentz, Jack Conger, Ryan Lochte e James Feigen foram para uma festa e todos sabem o que ocorrem nelas. Ao irem embora, chamaram um táxi e pediram para pararem em um posto de gasolina. Ao chegarem lá, foram correndo para o banheiro e acabaram quebrando algumas coisas, urinando na parede e tal.
Certamente foram impulsos por causa da idade e motivados pela bebida alcoólica, mas isso não justifica os atos praticados.
Porém a história poderia ter acabado aí. Eles foram pegos, tinham de se responsabilizar pelos dados, iriam levar uma bronca do COI, do Comitê Olímpico dos Estados Unidos, dos patrocinadores e pagariam o dano ao posto de gasolina.
Esse episódio iria cair no rodapé da 42º folha dos jornais, sem fotos, todo o mundo iria comparar os caras com os personagens do filme Se beber, não case e o jornal embrulharia o peixe que eles iriam comer no dia seguinte.
Porém Pequenos Gafanhotos, os mentecaptos aí inventaram que foram assaltados por um policial e tudo tomou um outro rumo: descobriram que isso foi uma mentira, estão perdendo patrocinadores, vários jornais internacionais estão descendo a lenha no quarteto fantástico e possivelmente a carreira deles afundou.
O New York Post está chamando o caso de Watergate. Então, já sabe, cabeças vão rolar…
Esse episódio é excelente para explicamos aos Jovens Padawans duas coisas que eles devem levar para o resto da vida.
Tudo tem uma consequência
Certamente nossos Padawans vão aprontar e isso é algo que vai ocorrer cedo ou tarde. Devemos desde agora ensinarmos para eles que se algo ocorrer, não inventem e nem tentem encobertar nada, pois consequências podem e irão ser bem piores.
Sentem com seus filhos, mostre esse episódio para eles e tenho certeza que eles irão aprender essas duas preciosas lições
Falar a verdade e assumir o erro é o caminho mais curto para que as consequências sejam mais brandas. Fazer besteiras todos nós fazemos, mas a diferença entre crianças mimadas e um adulto de verdade é a forma que enfrentam as consequências dos seus atos.
Não existe manto de impunidade
A outra coisa é que – e isso o Brasil precisa muito aprender – status não é um manto de impunidade. As consequências precisam ser iguais para todos e não importa se você é um medalhista olímpico ou um bilionário qualquer. Fez algo errado? Assuma, levante a cabeça e enfrente as consequências.
Certamente esses quatro aí não tiveram essa educação e ao contarem uma mentira tão séria envolvendo autoridades policiais com tanta naturalidade, certamente não foram a primeira presepada que se meteram e que usaram a mentira para se livrarem.
Eu não quero esse tipo de atitude dos meus Padawans e tenho certeza que você também não quer, certo? Então sentem com seus filhos, mostre esse episódio para eles e tenho certeza que eles irão aprender essas duas preciosas lições.