Ano passado comecei a usar um app de sistema de pontos com o Padawan. Funciona assim: cada tarefa concluída ele ganhava uma estrela e quando chegasse a X estrelas ele estava apto em receber a recompensas.
No início achei muito bom esse sistema e o Padawan estava reagindo muito bem. Ao pegá-lo na escola a primeira coisa que ele falava é que tinha se comportado e merecia uma estrela. Ficava todo feliz ao ver que suas estrelas estavam crescendo e a sua recompensa estava próxima.
Fiquei abismado com o poder desse sistema! O Padawan estava adorando e estava mantendo perfeitamente o combinado que tínhamos feito previamente. Nunca achei que seria tão fácil educar e controlar o moleque.
Porém, uma semana depois, percebi que esse sistema não era assim a salvação dos pais desesperados…
O Padawan ganhava estrelas por várias coisas. Arrumar a bagunça dos brinquedos, ajudar a Fá em alguma tarefa doméstica, se comportar, escovar os dentes corretamente e por aí vai. Certo dia tinha um amiguinho dele em casa e eles estavam brincando na sala. Esparramaram todos os brinquedos e fizeram a maior bagunça. Quando o amigo dele foi embora, pedi para ele arrumar a bagunça. E aí ele disse:
Vou arrumar nada! Não ganho estrela em arrumar a bagunça onde um amigo também fez!
Acendeu uma luz vermelha aqui dentro.
Comecei a reparar que estávamos condicionando o moleque a fazer coisas em troca de recompensas. Arrumar ou fazer algo por boa vontade ou que é sua obrigação não estava ocorrendo mais.
A Fá e eu frequentamos uma psicóloga especializada em família e levamos esse caso a ela. Foi dito que esse tipo de sistema pode causar muita ansiedade e um ganho vazio. E o risco dele parar de fazer algo que é sua obrigação – como arrumar os brinquedos espalhados – era enorme, pois tudo para ele tem de ter recompensa.
Ou seja, a razão dele fazer as coisas é somente para ganhar o prêmio, a recompensa.
Porém Pequenos Gafanhotos, tudo pode depender do seu Padawan. Talvez moleques mais velhos possam entender e respeitar mais esse conceito de recompensas, pois eles já entendem que tem tarefas que são obrigações e outras fora dessas obrigações merecedores de estrelas.
Ao acabarmos com esse sistema com o Padawan, percebemos uma melhora de imediato. Ele entendeu que arrumar a bagunça feita por ele é responsabilidade dele e tudo o que ele faz – ou deixa de fazer – tem uma consequência futura.
E você, usa ou pensa em usar esse sistema de pontos? Achei um app bem bacana que acredito que pode ser usado com Padawans mais velhos, o Tok2Kids. Vale conferir.
Imagens via https://www.shutterstock.com