Umas da minhas primeiras procurações quando me tornei pai, era colocar rapidamente o Padawan na natação. Aprender a nadar é primordial e não um luxo como muitos consideram.
Para vocês terem uma ideia, 53% das mortes de crianças entre 1 a 9 anos é por afogamento (fonte: Sobrasa, Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático). Ou seja, é importantíssimo ensinarmos os Padawans a nadarem.
O meu aqui já nada sozinho já faz um tempo (e isso não significa que ele pode ficar sozinho nas piscina) e agora vamos começar a ensinar a Youngling, que faz 11 meses em outubro.
Quando falamos em afogamento, imaginamos uma pessoa pedindo socorro e se debatendo na água, pois é assim que é representando nos filmes, certo? Porém Pequenos Gafanhotos, é totalmente errada essa dramatização e é aí que mora o perigo, pois a grande maioria não sabe identificar uma pessoa se afogando.
Quando uma pessoa está se afogando, o instinto assume o comando do corpo. Os braços se estendem lateralmente e pressiona para baixo sobre a superfície da água – por isso que não acenam pedindo ajuda – e a boca está preocupado com a respiração e a fala é uma função secundária – e por isso não chamam por socorro.
Ou seja, durante o afogamento as pessoas não se debatem, não acenam, não gritam e nem tem pedido de socorro.
E como então identificamos um afogamento?:
- Cabeça baixa na água, boca ao nível ou abaixo da água;
- Cabeça inclinada para trás com a boca aberta;
- Olhos vidrados e vazios, sem foco;
- Olhos fechados;
- Cabelo sobre a testa e/ou olhos;
- Posição vertical na água, sem usar as pernas para propulsão;
- Hiperventilação, ofegos, engasgos;
- Tentativa de nadar em uma determinada direção, sem fazer progresso;
- Tentativa de se virar de costas para a água;
- Movimento que as faz parecer estar subindo uma escada invisível.
Muita coisa? Então uma dica: se você acha que alguém está se afogando, pergunte se ela está bem. Se ela não responder e lhe voltar com um olhar vazio, peça ajuda! Essa pessoa pode não sobreviver.
Fica a dica para os pais e mães! Fiquem SEMPRE de olho em seus Padawan na piscina ou no mar e fiquem atentos aos sinais do afogamento. E como disse a Hypescience (fonte para esse post), se preocupe quando os Padawans estão silenciosos de mais em uma piscina.
Imagem via http://www.shutterstock.com