O Padawan está com mania de abraçar a beijar a irmã. É muito bonitinho ver, mas ela já não está curtindo muito não. Muitas vezes ela empurra, reclama e até berra.
Na última vez que o Padawan fez isso, sentei com ele e expliquei que por mais que beijos e abraços demostrem carinho, amor, não é toda hora que as pessoas querem. É necessário perceber se a outra pessoa está querendo ser abraçada ou beijada. Nunca, jamais, never devemos forçar a barra se a outra pessoa não estiver a fim.
Ele entendeu a mensagem e expliquei ainda que isso também funciona com ele! Se alguém quiser dar um abraço ou beijo, mas ele não está querendo, diga que não quer e ponto. Parece até falta de educação, mas é assim que deve ser!
Demonstrações de carinho precisam ser recíprocas e forçar os Padawans só ensinamos que a vontade da outra pessoa é irrelevante. E esse é o caminho para que eles ignorem os nãos e todos conhecem no que dá esse tipo de atitude…
O Buzzfeed fez uma lista (desculpe o pleonasmo) com 8 pessoas que seus filhos não precisam abraçar. Achei bem justa e irei pratica-la. Se por acaso alguém entrar nessa lista, não irei pedir para o Padawan abraçar e tal. Como sempre digo, não podemos ensinar algo e não dar o exemplo, certo?
Confira a lista:
- Os parentes que eles acabaram de conhecer
- O amigo da família que eles não conhecem
- Os amiguinhos deles
- Os parentes que eles conhecem e amam, mas que não querem abraçar
- Seus irmãos
- Uma pessoa fantasiada como seu personagem favorito
- Qualquer um
- Você