Confesso, não curto andar de avião. Por mais que eu saiba a sua segurança e tal, fico pensando besteira toda vez que entro em um. A questão aqui é que sou controlador e ao entrar em uma aeronave sei que não tenho controle de mais nada.
E agora que tenho dois Padawans, isso se intensificou. Só de pensar deles ficarem sem o pai, me faz querer desistir da viagem. Sério mesmo. É um conflito de sentimentos muito forte.
Mas ser pai é isso. Devemos enfrentar nossos medos todos os dias. Ser pai, acaba com essa ilusão que temos controle sobre algo, pois logo nos primeiros dias nossos Padawans ensinam que não temos controle de nada e precisamos todos os dias aprender a conviver com o medo. Medo do nosso filho se espatifar no chão com a bicicleta, de se engasgar com uma maçã, de se machucar em uma excursão escolar, de cair do berço ou da escada, de ficar doente, de sentir dor, de se magoar.
A paternidade ensina o que é o amor, mas ensina também o que é o medo. E o medo muitas vezes pode ofuscar certas decisões e é necessário separar o real do imaginário.
É difícil? Muito. Mas a paternidade é um exercício diário e acredito que um dia chego lá. Controlar o medo e racionalizá-lo é um passo importante para que possamos não só educar nossos Padawans corretamente, como também deixá-los mais livres.
Aqui uma imagem que resume bem isso:
Você não pode se livrar de seus medos … mas você pode aprender a viver com eles